Penamacor: 25ª edição do Encontro Interescolas Diocesano

O 25.º Interescolas Diocesano destaca-se em Penamacor com o tema “Com EMRC: vive, sonha e atua!”

No próximo dia 19 de março, próxima terça-feira, a cidade de Penamacor receberá a 25.º edição do Interescolas Diocesano. Este evento, que reúne alunos e professores de várias escolas da diocese, terá como tema central “Com EMRC: vive, sonha e atua!”, destacando a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na formação integral dos alunos, bem como a sua capacidade de transformar o mundo. A Educação Moral e Religiosa Católica, como disciplina curricular presente em todos os níveis de ensino, é um espaço educativo de grande interesse, porque o desenvolvimento dos valores humanos deve ser assumido pela educação como fator decisivo na formação da personalidade.

Este ano, em particular, contará com a participação de quatro escolas da diocese de Portalegre – Castelo Branco, como forma de reforçar o caminho sinodal que queremos fazer uns com os outros.

As atividades preparatórias para o Interescolas têm sido marcadas por algumas iniciativas significativas. Uma delas é uma campanha solidária em prol do Centro de Apoio à Vida, da Cáritas Diocesana da Guarda. Alunos e professores foram desafiados a angariar produtos alimentares, fraldas, gel de banho e toalhetes para estanobre causa, demonstrando a solidariedade e o espírito de partilha incentivados pela disciplina de EMRC.

Além disso, as escolas estão envolvidas na construção de um livro será preenchido por várias folhas (placas em madeira) onde serão escritas mensagens e idealizadasalgumas ilustrações alusivas ao tema do evento. Esta iniciativa criativa permitirá que os alunos expressem os seus pensamentos, sonhos e ideias sobre o significado da EMRC nas suas vidas e a forma com esta ajuda a transformar o mundo.

Os objetivos do 25.º Interescolas Diocesano em Penamacor, que ocorrerá no próximo dia 19 de março, são os seguintes:  Experienciar a alegria do encontro com os outros. Alegrar-se com a prática do bem e do cuidado do outro; Assumir atitudes e valores que ajudam a construir um mundo melhor e mais feliz.

O Departamento deseja que esta atividade seja repleta de alegria, entusiasmo, amizade, e que em cada rosto se expresse a vontade de sonhar mais alto e de concretizar com simples gestos tudo aquilo que ajuda a edificar a nossa realidade envolvente.

Um agradecimento profundo às instituições que estão a colaborar connosco, nomeadamente, o Município de Penamacor, Agrupamento de Escolas; Bombeiros, Proteção Civil, Instituições de cariz social e cultural.

Equipa do Departamento Diocesano de EMRC