Imagem foi acolhida por centenas de pessoas

Imagem foi acolhida por centenas de pessoas
Força Aérea entregou Senhora do Ar de helicóptero, na Serra da Estrela

A Imagem de Nossa Senhora do Ar foi acolhida em clima de festa e oração, no alto da Serra da Estrela, no dia 25 de Julho. Passavam poucos minutos das dez horas da manhã quando dois helicópteros da Força Aérea se aproximaram do ponto mais alto de Portugal Continental, transportando a Imagem que depois seria posta à veneração, na capela que existe na zona da Torre.

A entrega da imagem pela capelania da Força Aérea ao juntou várias centenas de pessoas da zona de Seia e da Covilhã, na presença do bispo diocesano. No interior da Capela, a Imagem de Nossa Senhora do Ar foi benzida e entronizada por D. Manuel Felício que aproveitou o momento para “dar graças a Deus pelo retomar das actividades”, naquele espaço. “Estamos a retomar uma bela tradição mariana que acompanha estas gentes da Serra da Estrela”, referiu.

 

Com este gesto, a Diocese da Guarda quer revitalizar o culto na Capela da Torre, ponto mais alto de Portugal continental.

Na ocasião foi anunciada, por decreto episcopal, a Comissão de Administração da Capela da Senhora do Ar, que é presidida pelo pároco de Alvoco da Serra, Padre João Barroso, no arciprestado de Seia.

A Comissão terá as seguintes funções: promover a abertura da capela; promover celebrações aos domingos e dias santificados; promover a festa de Nossa Senhora do Ar, em dia a determinar; garantir as condições necessárias para as celebrações; velar pela conservação da capela; cuidar da sinalética adequada para indicar a localização da capela; prestar contas aos Bispo Diocesano.

D. Manuel Felício pediu que diariamente,

“ao menos, durante algumas horas, a capela esteja aberta”,

para que as pessoas possam usufruir do espaço. Lembrou que as questões de segurança e de logística “são importantes para que as pessoas se sintam bem acolhidas”. Nesse sentido, a Comissão de Administração da Capela de Nossa Senhora do Ar conta com o apoio da equipa da GNR de Montanha, bem como da Turistrela.

 

O Bispo da Guarda classificou a Capela de Nossa Senhora do Ar como

“um espaço de acolhimento e de encontro com Deus, por intermédio de Nossa Senhora”.

Olhando para o conjunto que envolve a capela da Senhora do Ar, o Bispo da Guarda lamentou o facto de existirem potencialidades de desenvolvimento e atracção turística que não estão a ser aproveitadas.

O Santuário de Nossa Senhora do Ar, situado no concelho de Seia, representa “a beleza harmoniosa do ponto mais alto de Portugal continental”, a Torre,

“criando um sentimento de paz nas pessoas, convidando-as para realidades mais sublimes e profundas”.

A devoção a Nossa Senhora do Ar nasce a partir da devoção à Nossa Senhora do Loreto, que se espalhou por muitas nações a partir do século XVI.

De origem italiana, padroeira universal da aviação, foi em 1960, criada/proclamada pelo Papa João XXIII, uma nova padroeira que passou a denominar-se Nossa Senhora do Ar.

A Senhora do Ar, na Capela da Torre, foi entronizada a 18 de agosto de 1962 pelo então bispo da Guarda, D. Policarpo da Costa Vaz.

A Capela dedicada a Nossa Senhora do Ar foi mandada construir, em 1962, pela Força Aérea Portuguesa, quando edificou no ponto mais alto da Serra da Estrela, duas torres radar para a Esquadra 13 do Grupo de Detecção Alerta e Conduta de Intercepção.

 

Esta capela reabriu ao culto em Outubro de 2007, após várias décadas de abandono; a iniciativa partiu da Turistrela – empresa que explora o turismo na Serra da Estrela, que a recuperou e entregou à Diocese da Guarda.

 

Terça, 31 de Julho de 2018