Encontro de Noivos – CPM Guarda

Decorre nos próximos dias 23 e 24 de Março, na Casa Paroquial da Sé e S. Vicente, um Encontro de Preparação para o Matrimónio, organizado pelo CPM Guarda.

“O CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio) é um serviço da Igreja Católica, de base paroquial, aberto a crentes e não crentes, que tem por finalidade principal a promoção de sessões de preparação de noivos para o matrimónio, através de uma pedagogia e metodologia próprias, baseadas na revisão de vida e no testemunho vivencial de casais católicos, assistidos por sacerdotes, e apoiando-se na reflexão e diálogo conjugais”. Estatutos, art.º 2º, n.º1

Será o primeiro de dois Encontros que esta equipa organiza anualmente. O segundo decorrerá a 25 e 26 de Maio.

A equipa, constituída pelo Assistente, Sr. Pe. Carlos Lages, e seis casais, vai acolher, partilhar experiências e refletir com os noivos.

A par da partilha de experiências dos casais, a reflexão terá por base o livro CAMINHADA EM MATRIMÓNIO – um guia para noivos e famílias, editado pela Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio, CPM Portugal.

Serão abordados 6 temas: Uma comunidade de Amor; Novas situações novas exigências; Diálogo e gestos de Amor; A fecundidade do casal; Matrimónio sacramento do Amor; Amor ao longo da vida.

Com a publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia em 2016, a preparação para o matrimónio ganhou novo destaque com um subcapítulo inteiro dedicado ao tema: “Guiar os noivos no caminho de preparação para o matrimónio”. Nele, o Papa Francisco pede-nos mais empenho: “a complexa realidade social e os desafios que a família é chamada a enfrentar, atualmente, exigem um maior empenhamento de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos” (Amoris Laetitia, 206), mas também nos orienta para que a preparação próxima e remota “devem procurar que os noivos não considerem o matrimónio como o fim do caminho, mas o assumam como uma vocação que os lança para diante, com a decisão firme e realista de atravessarem juntos todas as provações e momentos difíceis”. (Amoris Laetitia, 211)

O encontro termina com a participação na celebração da Eucaristia Dominical na Igreja da Misericórdia (Domingo 24, 12h00) com duplo objetivo: a comunidade acolhe as novas famílias cristãs que vão constituir-se; os noivos testemunham na comunidade e em Eucaristia o seu Amor e o seu projeto de vida cristã.

Quarta, 20 de Março de 2019