“Ciclo Cultura e Fé” com iniciativas na Guarda, Marmeleiro e Pousade

Semana Santa da Guarda

“Ciclo Cultura e Fé” com iniciativas na Guarda, Marmeleiro e Pousade

O Ciclo Cultura e Fé que vai assinalar a Semana Santa, na Guarda, inclui música, teatro religioso, encenações e outras iniciativas de cariz religioso. Entre 7 e 20 de Abril, o Município da Guarda, com a parceria de várias entidades, promove várias actividades na cidade e nas localidades de Pousade e Marmeleiro.

O programa que integra o Ciclo Cultura e Fé começa no dia 7 e Abril, domingo, com a Procissão dos Passos, às 16.00 horas, a partir da Igreja da Misericórdia.

“A Paixão de Jesus Segundo São Lucas” é a encenação que arciprestado da Guarda vai promover, no dia 14 de Abril, a partir das 21.00 horas, com concentração no Largo da Misericórdia, seguindo pela Rua do Comércio, Praça Velha, Solar de Alarcão, Escola de Santa Clara e Torre de Menagem. A iniciativa conta com a colaboração de cerca de 300 actores amadores, naturais das paróquias do Arciprestado da Guarda. Os actores estarão trajados à época de modo a conferir maior realismo à representação.

No dia 16 de Abril, na Sé da Guarda, pelas 21.30 horas, a música do quarteto de vozes Búlgaro, Quartet Slavey que traz para esta récita na catedral um reportório com temas religiosos da Igreja Eslava do século XIV ao século XX. O grupo - com soprano, mezzo-soprano, alto e contralto - foi fundado em 1991 pela cantora Nadka Karadjova.

No dia 17 de Abril será o Grupo Manantial, de Ciudad Rodrigo (Espanha) a apresentar “A Paixão de Jesus” na localidade de Marmeleiro, pelas 20.30 horas. Este grupo, que representa a Paixão de Jesus há 26 anos, apresenta-se pela primeira vez em Portugal. A encenação envolve meia centena de actores e será apresentada na zona envolvente da Igreja Paroquial do Marmeleiro.

A tradição do teatro religioso em Pousade regressa com a “A última Ceia”. Trata-se de um espectáculo comunitário, com encenação de Daniel Rocha, que envolve muitos dos habitantes da aldeia de Pousade e que está agendado para Sexta-feira Santa, 19 de Abril, às 22.00 horas no anfiteatro ao ar livre desta localidade do concelho da Guarda.

No dia 19, pelas 21.00 horas, tem lugar a Procissão do “Enterro do Senhor”, a partir da Igreja da Misericórdia.

O Programa apresentado pelo Municipio da Guarda, no dia 29 de Março, na Torre de Menagem, termina no dia 20 de Abril na Igreja Matriz de Pousade, pelas 18.00 horas, com “Cantos de Misericórdia e Paixão” apresentados pelo grupo da Casa Do Povo do Paúl (concelho da Covilhã).

Vitor Amaral, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, considera que “a Semana Santa tem a intenção de valorizar as tradições pascais” que existem na região da Guarda.

O programa “Cultura e Fé” é promovido pelo Município da Guarda em parceria com a União de Freguesias de Pousade – Albardo, Junta de Freguesia do Marmeleiro, Jornal A Guarda, Grupo Cultural e Desportivo Pousadense, Centro Cultural e Social do Marmeleiro, Santa Casa da Misericórdia da Guarda e Arciprestado da Guarda.

Quinta, 4 de Abril de 2019