Semana Santa na Sé da Guarda

Semana Santa

Quinta-feira Santa - 18 de Abril

Dia da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento Novo.

10.30 horas - Missa  Crismal: Concelebração do Clero com o Bispo Diocesano. Renovação dos compromissos sacerdotais. Consagração e bênção dos santos óleos.

19.00 horas - Missa da Ceia  do Senhor, com o rito do lava-pés.

Ofertas para os pobres. Procissão com o Santíssimo Sacramento (no interior da Sé).

Sexta-feira Santa – 19 de Abril

Celebração da Paixão do Senhor. Dia de jejum e abstinência.

9. 30 horas - Ofício de Leitura de Laudes.

17.30 horas - Acção litúrgica: liturgia da Palavra; adoração da Santa Cruz e Sagrada Comunhão. Ofertas para os Lugares Santos.

21.30 horas - Procissão evocativa da morte e sepultura do Senhor e pregação  na  Igreja da Misericórdia.

Sábado Santo - 20 de Abril

A Igreja medita na Paixão e morte do Senhor.

9. 30 horas - Ofício de Leitura de Laudes.

22.00 horas - Vigília Pascal: Liturgia da luz, com bênção do lume novo e do círio pascal. Liturgia da Palavra. Liturgia baptismal, com bênção da água e renovação das promessas do baptismo.

Liturgia eucarística. A vigília pascal é a "mãe de todas as vigílias, a mais solene de todas as celebrações". Nela, os fiéis exultam com a Ressurreição de Cristo.

Todos os católicos procurem viver a celebração do Mistério Pascal de Cristo, conduzidos pelo Espírito Santo, no amor de Deus Pai e do próximo.

Nota: Por disposição da Igreja, a adoração da Cruz (Sexta-feira Santa) e a renovação das promessas do Baptismo (Vigília Pascal) têm indulgência plenária.

Os dias 19 e 20 de Abril coincidem, este ano, com Sexta-feira Santa e Sábado Santo, dias em que, segundo as leis litúrgicas, não é permitida a exposição do Santíssimo Sacramento. As respectivas comunidades cristãs poderão antecipar ou adiar o Sagrado Lausperene, a critério dos Párocos.

Quinta, 18 de Abril de 2019