Casa de Saúde Bento Menni assinalou 25 anos ao serviço na Guarda 

Casa de Saúde Bento Menni assinalou 25 anos ao serviço na Guarda 

No dia 24 de Abril

Casa de Saúde Bento Menni assinalou 25 anos ao serviço na Guarda

 

A Casa de Saúde Bento Menni, das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, assinalou o 25º aniversário de actividade na Guarda, no dia 24 de Abril.

As festividades dos 25 anos da Casa de Saúde Bento Menni começaram com a celebração da Eucaristia e continuaram com uma conferência onde se fez a retrospectiva histórica do centro.

Foi também abordado o tema “25 anos da psiquiatria em Portugal” pela assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental, Paula Domingos. Das comemorações também fez parte a inauguração da exposição “Casa de Saúde Bento Menni – 25 anos na imprensa local”, onde aparecem vários recortes do Jornal A GUARDA.

 

Na homília da Missa, o Bispo da Guarda disse que a Casa de Saúde Bento Menni “é uma instituição de referência que a Guarda teve o privilégio de acolher em Abril de 19994”. Lembrou que a instituição está a cumprir, a promessa feita desde a primeira hora, sobre “a prestação de cuidados diferenciados e humanizados em saúde mental, nas áreas da psiquiatria, psicogeriatria, e deficiência mental”.

 “Nas 168 camas que a Casa de Saúde tem para oferecer e entre os vários utentes da instituição, quanto sofrimento não tem passado”, lembrou D. Manuel Felício. E acrescentou: “Quanto desânimo e mesmo descoroçoamento não tem passado pelos doentes e suas famílias que aqui procuram janelas de esperança”.

 

Referiu que à semelhança de Jesus “também os serviços da Casa de Saúde Bento Menni e o testemunho de caridade, proximidade dedicação das Irmãs Hospitaleiras têm feito coisa semelhante junto de quantos procuram estes serviços, tanto doentes como seus familiares”.

Para o Bispo da Guarda “a celebração destes 25 anos, em programa que se distribui ao longo do tempo, será certamente forma de envolver a comunidade local e a nossa cidade da Guarda, em particular, no notável projecto de devolver a esperança a muitos que já a perderam ou estão em risco de a perder”.

Na sessão solene Rui Pinto, director gerente da Casa de Saúde Bento Menni, explicou que “a celebração pretende distinguir este marco histórico junto da comunidade da Guarda, renovando os votos de continuar a prestar um serviço de saúde diferenciador junto da população em que se encontra inserida”.

Vitor Amaral, vereador da Câmara da Guarda, disse que a celebração dos 25 anos da Casa de Saúde Bento Menni “é um marco histórico para a Guarda”, lembrando o “trabalho extraordinário” que é desenvolvido pela instituição.

A Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, presta cuidados em saúde mental, apoiando doentes e famílias que necessitam de serviços especializados nesta área e iniciou a sua actividade em Abril de 1994.

 

É gerido pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e está vocacionado para a prestação de cuidados em saúde mental, integrando as áreas de psiquiatria, psicogeriatria e deficiência mental, com uma afincada preocupação pela prevenção, tratamento e reabilitação das pessoas que recorrem aos seus serviços, em sintonia com o modelo hospitaleiro.

Quarta, 8 de Maio de 2019