Apresentação da biografia do Cardeal José Saraiva Martins

“O Cardeal que sorri” assinala 30 anos de ordenação episcopal, na Sé da Guarda

“Quando a Igreja Sorri – Biografia actualizada do Cardeal José Saraiva Martins” é o livro que vai ser apresentado no dia 15 de Agosto, às 16.30 horas, na Sé Catedral da Guarda. Esta iniciativa é promovida pela Diocese da Guarda, com o apoio da Paulus Editora e da Casa VERITAS, e pretende assinalar os 30 anos de ordenação episcopal do Cardeal José Saraiva Martins, natural de Gagos do Jarmelo, no concelho da Guarda.

A apresentação do livro será da responsabilidade do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, oriundo do presbitério da Diocese da Guarda. Na mesa da apresentação também estará o Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

O livro, da autoria do italiano Andrea Tornielli, dá a conhecer a vida e a obra do Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Símbolo incontornável na história das relações de Portugal com o Vaticano, o Cardeal José Saraiva Martins, estabelecida em Roma desde 1954, ficou conhecido como “o cardeal que sorri” pela sua simpatia e notória competência, ocupando na Cúria romana um lugar de grande relevo, e pela notável obra que realizou ao longo da sua vida.

“o cardeal que sorri”

Depois da apresentação do livro, segue-se, às 18.00 horas, a celebração da Missa de Acção de Graças pelos 30 anos de ordenação episcopal do Cardeal José Saraiva Martins.

D. José Saraiva Martins é natural de Gagos do Jarmelo (Guarda), onde nasceu em 6 de Janeiro de 1932.

O cardeal português foi nomeado arcebispo titular e secretário da Congregação para a Educação Católica, pelo Papa São João Paulo II, a 26 de Maio de 1988.

Passados 10 anos, o pontífice polaco nomeou D. José Saraiva Martins prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, a 30 de maio de 1998 e foi criado cardeal no Consistório de 21 de Fevereiro de 2001, com o título de cardeal-diácono de Nostra Signora del Sacro Cuore.

O agora Papa emérito Bento XVI confirmou-o a 21 de Abril de 2005, e o cardeal resignou a 9 de Julho de 2008. No ano seguinte, o mesmo Papa nomeou D. José Saraiva Martins cardeal-bispo da Igreja Católica, com o título de cardeal-bispo de Palestrina, a 24 de Fevereiro de 2009.

Em 2016, por exemplo, o Papa Francisco nomeou o cardeal português seu “Enviado Especial” ao 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional, que se realizou em Fátima.

Depois de terminar os estudos liceais, D. José Saraiva Martins partiu para Roma e aí reside desde os 17 anos de idade, tendo feito doutoramentos em Teologia na Universidade de São Tomás e de Filosofia na Universidade Pontifícia Urbaniana, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, na qual foi ordenado padre a 16 de Março de 1957, em Roma.

De 1977 a 1983 foi reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988.

No dia 15 de Agosto regressa à Guarda, à Sé Catedral, para assinalar os 30 anos de ordenação episcopal.

Quarta, 1 de Agosto de 2018