Alunos da Guarda participaram no Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica

Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar

Noventa alunos d e várias escolas da Diocese da Guarda participaram no IX Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino Secundário, que decorreu em Viseu, nos dias 26 e 27 de Abril. A iniciativa juntou perto de dois mil alunos de diferentes escolas e dioceses do país e teve como o tema “Abeira-te”.

“Este Encontro nacional procurou ser um momento de encontro entre os vários alunos, com a natureza e com Deus”, disse ao Jornal A Guarda a responsável pelo Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar. Estela Brito adiantou que “a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica tem na sua identidade o objectivo de construir pontes e ajudar os alunos a serem e a fazerem algo de bom para os outros”. E acrescentou: “É tempo de fazer a diferença, de abeirar-se e fazer próximo de todos aqueles que connosco convivem”.

Na linha da Carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, o Encontro de Viseu procurou uma “dimensão ecológica explanada na entrega de árvores autóctones, oferecidas pelas diferentes escolas, ao Município de Viseu e no uso da “uma tigela e colher para as refeições” em detrimento “do uso dos plásticos”.

No primeiro dia do encontro, os alunos visitaram alguns dos lugares de referência da cidade de Viseu. No final da tarde o encontro contou com a presença de D. António Luciano Costa, bispo de Viseu. Houve muita música com a presença de Matay e do Dj padre Guilherme, da Povoa de Varzim.

No dia 27, os alunos realizaram um peddy papper pela cidade. O encontro terminou com o concerto da banda do Padre Victor, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, na diocese de Lamego.

Quarta, 8 de Maio de 2019