Padre Carlos Dionísio é o novo Vigário Episcopal para o Clero

Padre Carlos Dionísio é o novo Vigário Episcopal para o Clero

Bispo da Guarda nomeou novo Vigário Episcopal para o Clero

 

O padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa é o novo Vigário Episcopal para o Clero, sucedendo no cargo a D. António Luciano Santos Costa, nomeado Bispo de Viseu, no início do mês de Maio de 2018. D. Manuel Felício promulgou a carta de nomeação no dia 15 de Maio, com efeitos imediatos.

 

O documento refere que o Vigário Episcopal para o Clero deve “trabalhar sempre em estreita colaboração com o Bispo Diocesano” e tem os seguintes cuidados pastorais: promover a comunhão no Presbitério e a boa relação com a Ordem dos Diáconos; promover e motivar a formação permanente do clero – teológica, pastoral e espiritual; procurar conhecer a situação de cada um dos padres, reflectir com o Bispo Diocesano situações especiais.

 

O Padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa foi ordenado, por D. António dos Santos, em 11 de Julho de 1993. Começou a sua actividade como presbítero no arciprestado de Trancoso, onde se manteve até ao ano de 1999, desempenhando funções de Vigário Paroquial em Trancoso e depois pároco de Freches e Carnicães. Em 1999 foi nomeado para funções paroquiais no arciprestado do Fundão, onde serviu várias paróquias, entre elas Silvares, Castelejo e Souto da Casa. Em 2006 foi chamado para a Equipa Formadora do Seminário Maior da Guarda, com funções de Vice-Reitor, e acumulando as responsabilidades do Pré-Seminário, de arcipreste, de capelão do estabelecimento prisional da Guarda. Depois de formação complementar na Universidade Pontifícia de Salamanca em teologia Pastoral, assumiu funções de Pároco de S. Martinho na Covilhã e outras paróquias do mesmo arciprestado, passando também a fazer parte do Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral.

Em 2017 foi transferido para o arciprestado de Seia, tendo ao seu cuidado as paróquias de Santiago, Carragosela, Sandomil, Vila Cova e S. Gião.

 

Na carta de nomeação, D. Manuel Felício agradece “ao anterior Vigário Episcopal para o Clero, agora Bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos Costa, os valiosos serviços prestados durante os 7 anos em que exerceu estas mesmas funções”.

Sexta, 17 de Maio de 2019