Guarda - Instituição de novos ministros da comunhão

Meia centena de novos ministros extraordinários da comunhão foram instituídos pelo Bispo da Guarda, no 25 de Maio, durante a Eucaristia vespertina dominical, na igreja da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.

Na homilia da Missa, D. Manuel Felício sublinhou a importância deste ministério eclesial na vida das comunidades cristãs, nomeadamente na pastoral dos doentes. Na verdade, o ministro extraordinário da comunhão não leva somente o Pão da Eucaristia aos doentes, mas deve ser portador da alegria e da esperança cristã àqueles que estão mais debilitados pela doença e pelo sofrimento. Foi ainda sublinhada a necessidade de que estes ministros da Eucaristia cultivem uma profunda espiritualidade eucarística, isto é, uma relação viva e amorosa com Jesus presente no Santíssimo Sacramento.

A formação deste grupo de novos ministros extraordinários da comunhão, oriundos de diversas paróquias da Diocese, decorreu no Seminário da Guarda, durante dois dias. O programa formativo dos candidatos, na sua vertente teórica e prática, foi da responsabilidade do Secretariado Diocesano de Liturgia.

Quinta, 30 de Maio de 2019