Alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica estiveram em Fátima

Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar

Alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica estiveram em Fátima

Cerca de 200 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, nas diferentes escolas da diocese da Guarda, participaram XIX Interescolas Nacional, que se realizou em Fátima, no dia 24 de Maio. Estiveram presentes alunos das escolas de Seia, Gouveia, Trancoso e Sabugal.

Com a EMRC construo um mundo melhor!” foi o tema do encontro que juntou 4000 mil alunos de todo o País. Os participantes do encontro foram desafiados a ter atitudes de respeito para com os outros, de maior amizade, do cuidar e preservar o nosso planeta através dos simples gestos.

O dia começou com uma celebração na Basílica da Santíssima Trindade que foi pautada pela alegria, pelo colorido dos diferentes estandartes identificativos das diferentes escolas, com as flores de papel, girassóis e outros símbolos que ajudaram a fazer a festa. D. Manuel Pelino, membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã, convidou todas as crianças a serem autênticas e abrirem os seus olhos ao mundo, aos outros e a Deus. Pediu que cada um fosse uma luzinha na sua escola, na sua família, pois se cada um der o seu contributo, o mundo poderia ser melhor.

Depois de um almoço partilhado, a tarde foi preenchida com a Peça de Teatro “Dona Natureza”, que procurou sensibilizar todos os alunos presentes para a importância da preservação da Natureza, deste Planeta Terra que precisa da colaboração de todos para sobreviver.

“Imbuídos pela alegria das canções e pelos diferentes momentos vivenciados ao longo do dia, ficou a certeza de que a frequência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, presente no currículo dos alunos desde o 1º ciclo até ao 12ºano, nos torna mais aptos e capazes de intervir no nosso mundo, com mais cuidado, mais carinho e mais atenção”, disse Cristina Brito, responsável pelo Ensino Religioso Escolar, na Diocese da Guarda.

Segunda, 3 de Junho de 2019