Mensagem dirigida aos pais, encarregados de educação e educandos

O Bispo da Guarda propõe a escolha da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, numa altura em que estão a decorrer “as matrículas para o novo ano escolar”. Numa mensagem aos pais, encarregados de educação e educandos do Ensino Básico e Secundário, divulgada no final da última semana, D. Manuel Felício afirma que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica é “um saber maior”, que pretende “conjugar todos os outros”.

“Pretende esta oferta proporcionar aos educandos, desde o primeiro ano do Ensino Básico, um desenvolvimento no qual os valores morais e religiosos acompanhem e iluminem os diferentes saberes que são propostos na escola e também ajudar as nossas crianças, adolescentes e jovens a abrirem o seu entendimento para as dimensões mais belas da vida”, escreve.

O bispo afirma que “vale a pena escolher” a disciplina de EMRC e lembra o “exercício da responsabilidade pessoal” no momento da matrícula, “onde se propõe a escolha desta disciplina curricular”, quando já decorrem as inscrições para o novo ano escolar.

“Esta é a hora de lembrar aos pais e encarregados de educação, como também aos próprios alunos, que vale a pena gastar tempo e fazer esforço para descobrir e abraçar com entusiasmo as dimensões moral e religiosa da vida e que sem elas a componente verdadeiramente humana do ensino fica incompleta”, refere a mensagem.

D. Manuel Felício destaca que EMRC é “um saber maior” que pretende “conjugar todos os outros saberes” e colocá-los ao serviço do “bem completo” de todas e cada uma das pessoas e as aulas desta disciplina pretendem “cultivar este saber”, acompanhar os alunos e “abrindo-lhes caminhos de vida verdadeiramente feliz”. “As aulas Educação Moral e Religiosa Católica pretendem cultivar este saber, acompanhando os alunos e abrindo-lhes caminhos de vida verdadeiramente feliz”, aponta a mensagem.

O bispo da Guarda lembra que a lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica “em todos os programas do Ensino Básico e Secundário, desde o primeiro ano”.

Sexta, 14 de Junho de 2019