Conselho Presbiteral pronuncia-se sobre programa pastoral para os próximos anos

Diocese da Guarda

Conselho Presbiteral pronuncia-se sobre programa pastoral para os próximos anos

O programa pastoral para os próximos três anos é um dos pontos em agenda do Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda, marcado para o dia 28 de Junho, no Seminário da Guarda. Na reunião, que terá lugar entre as 10.00 e as 16.00 horas, será analisado o programa pastoral Diocesano para três anos que incidirá sobre a Família e os Jovens, tendo em conta sugestões feitas pela assembleia de serviços diocesanos e também os dois últimos sínodos com respectivas exortações apostólicas e ainda a Jornada Mundial da Juventude, anunciada para se realizar em Portugal, em 2022.

Outro dos pontos em análise tem a ver com o pronunciamento dos membros do Conselho Presbiteral sobre a reorganização pastoral da Diocese, com base no “Relatório final dos contributos enviados à Diocese” a partir das reflexões feitas nos Conselhos Pastorais Arciprestais e outras instâncias e também o pronunciamento que o Conselho Pastoral Diocesano emitirá este sábado, dia 22 de Junho.

O Conselho Presbiteral, presidido pelo Bispo da Diocese, integra membros natos (Vigário Geral, Reitor do Seminário, Coordenador da Pastoral Diocesana, Vigário Judicial e Ecónomo Diocesano), eleitos por arciprestados (Alpedrinha, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas/Belmonte, Penamacor, Pinhel, Rochoso, Sabugal, Seia, Trancoso e Religiosos) e designados pelo prelado (Espiritualidade Diocesana, Colégio dos Consultores, Comunicação Social, Pastoral de Cidade e Economia Diocesana).

Quarta, 26 de Junho de 2019