Festa da Liga dos Servos de Jesus

Recorda D. João de Oliveira Matos - S. Romão

A Liga dos Servos de Jesus vai realizar a Festa Anual em S. Romão, concelho de Seia, nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro.

O programa do primeiro dia começa às 14.00 horas, com um encontro de reflexão para Servos Externos no Seminário da Guarda. Às 22.00 horas haverá Eucaristia de Acção de Graças, seguida de Adoração ao Santíssimo, na Igreja do Imaculado Coração de Maria (igreja nova de S. Romão) a que se seguirá a procissão eucarística para o Patronato da sagrada Família e a Bênção do Santíssimo.

No segundo dia, O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício preside à celebração da Missa, às 11.30 horas, na Igreja do Imaculado Coração de Maria. Segue-se o almoço de confraternização e a sessão solene no Salão de Festas do Patronato da Sagrada Família.

A Festa Anula da Liga dos Servos de Jesus acontece por ocasião do aniversário da morte do seu fundador, D. João de Oliveira matos, o antigo bispo auxiliar da diocese da Guarda.

D. João de Oliveira Matos nasceu a 1 de Março de 1879, em Valverde, concelho do Fundão.

Aos 17 anos requereu a admissão ao Seminário da Guarda e concluiu o Curso de Teologia em Julho de 1899.

Foi ordenado Sacerdote a 28 de Março de 1903 na capela do Paço Episcopal de Viseu e no dia 3 de Abril de 1903 celebrou a Missa Nova, na igreja Matriz do Fundão.

Em 25 de Julho de 1923, o então cónego D. João recebe a Ordenação Episcopal.

Ao percorrer as aldeias da Diocese da Guarda, o prelado verificou que havia muitas pessoas com vontade de ajudar e outras com necessidade de serem ajudadas e concluiu que era vontade de Deus fundar a Liga dos Servos de Jesus. E com a ajuda da família Dinis da Fonseca, do Rochoso, no dia 11 de Fevereiro de 1924 deu início a essa Liga.

D. João de Oliveira Matos fundou várias casas, que estão espalhadas pela Diocese da Guarda e não só, para prestar assistência aos mais necessitados.

O prelado acabaria por falecer no dia 29 de Agosto de 1962, deixando como lema “é preciso que Jesus reine”.

Quinta, 2 de Agosto de 2018