Liga dos Servos de Jesus recorda vida e obra de D. João de Oliveira Matos

Festa Anual marcada para 30 e 31 de Agosto

Liga dos Servos de Jesus recorda vida e obra de D. João de Oliveira Matos, no Rochoso

O Bispo da Guarda preside este sábado, 31 de Agosto, à Missa de encerramento da Festa Anual da Liga dos Servos de Jesus, fundada por D. João de Oliveira Matos, antigo bispo auxiliar da Guarda e cujo processo de beatificação está a decorrer em Roma.

A celebração tem início marcado para as 11.30, na igreja paroquial do Rochoso, localidade do concelho da Guarda, onde a Liga tem a “Casa de Trabalho Jesus Maria e José” com as valências de creche, Jardim-de-Infância, Casa de Acolhimento e Lar de Idosos.

O programa da Festa anual começa, no dia 30, às 14.00 horas, com um encontro de reflexão para Servos Externos e amigos da Liga, no Seminário da Guarda. Às 22.00 horas, tem lugar na Igreja paroquial do Rochoso, a Eucaristia de Acção de Graças seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão eucarística, da Igreja Paroquial para a capela da casa de Trabalho Jesus, Maria e José, está marcada para as 23.40 horas. Segue-se a Vigília de oração com as comunidades da beira Baixa, Servos Externos, Comunidades da Cerdeira e Ruvina, Comunidade do Outeiro de S. Miguel, Comunidades da Guarda e do Rochoso.

Do programa da Festa Anual faz ainda parte, no dia 31, o almoço de confraternização (13.00 horas) e a sessão solene (14.30 horas).

D. João de Oliveira Matos nasceu a 1 de Março de 1879, em Valverde, concelho do Fundão.

Aos 17 anos fez a admissão ao Seminário da Guarda e concluiu o Curso de Teologia, em Julho de 1899.

Foi ordenado Sacerdote a 28 de Março de 1903 na capela do Paço Episcopal de Viseu e no dia 3 de Abril de 1903 celebrou a Missa Nova, na igreja Matriz do Fundão. Em 25 de Julho de 1923, foi ordenado Bispo.

Como Bispo Auxiliar, depois de ter percorrido as aldeias da Diocese da Guarda, o prelado verificou que havia muitas pessoas com vontade de ajudar e outras com necessidade de serem ajudadas. Com a ajuda da família Dinis da Fonseca, do Rochoso, no dia 11 de Fevereiro de 1924 deu início a essa Liga dos Servos de Jesus.

D. João de Oliveira Matos fundou várias casas, que estão espalhadas pela Diocese da Guarda e não só, para prestar assistência aos mais necessitados.

Faleceu no dia 29 de Agosto de 1962, deixando como lema “é preciso que Jesus reine”.

Quarta, 28 de Agosto de 2019