Cardeal José Saraiva Martins é nome de Avenida na Guarda

Cardeal José Saraiva Martins é nome de Avenida na Guarda

Câmara promoveu cerimónia de homenagem

Cardeal José Saraiva Martins é nome de Avenida na Guarda

 

O Cardeal Saraiva Martins foi homenageado pelo Município da Guarda, no dia 9 de Agosto. O programa começou, nos Paços do Concelho, com a assinatura do livro de Honra do Município da Guarda a que se seguiu a Missa de Acção de Graças na Sé da Guarda e o descerrar da placa da Avenida Cardeal José Saraiva Martins.

 

A via situada entre a rotunda “Portas da Cidade” e o cruzamento da variante ao Rio Diz é, desde o dia 9 de Agosto, a Avenida Cardeal José Saraiva Martins. A cerimónia aconteceu ao final da tarde e contou com a presença do Cardeal natural de Gagos (Jarmelo) que agradeceu a homenagem “com um misto de sentimentos”.

“Nos nomes das ruas, há uma espécie de compêndio onde as novas gerações e as gerações futuras podem ler e aprender os fundamentos da cultura que herdam e as raízes da identidade que possuem enquanto membros de um povo”, disse o Cardeal Saraiva Martins.

Lembrou que na toponímia da Guarda há “o nome de santos e poetas, políticos e escritores, homens da arte e da cultura, pais de família e pessoas consagradas, como que a ensinar e a lembrar perenemente que a beleza da alma da cidade se encontra alicerçada na força de princípios sólidos e robustos que os nossos antepassados souberam expressar nos modos mais variados e diversos”.

Considerou que o nome dado à rua “não encerra apenas uma biografia” mas nele “estão para sempre gravados os valores profundos que recebi, desde o berço, característicos da família e da sociedade onde nasci e cresci”.

No final, o Cardeal Saraiva Martins agradeceu a todos os presentes e a todos os habitantes do concelho da Guarda o “afecto e apreço” que sempre lhe têm demonstrado.

O Presidente da Câmara da Guarda disse que a atribuição do nome do Cardeal Saraiva Martins a uma avenida é “um reconhecimento pequeno perante a elevação dos actos” de uma figura tão destacada na igreja e na sociedade que “nunca esqueceu as suas origens e a sua cidade”.

Carlos Chaves Monteiro adiantou que o Cardeal Saraiva Martins é “um cidadão da Guarda e do Mundo”.

A cerimónia decorreu junto da rotunda “Portas da Cidade” e juntou largas dezenas de pessoas, entre as quais António José de Almeida Lima (Embaixador de Portugal na Santa Sé) D. José Alves (arcebispo emérito de Évora), D. António Moiteiro (Bispo de Aveiro) e D. António Luciano (Bispo de Viseu).

A placa toponímia que identifica a Avenida tem um Código QR (código de barras bidimensional) que usado em telemóveis/smartphone/tablets com câmara fotográfica apresenta informações sobre o cardeal José Saraiva Martins.

 

 

Quarta, 4 de Setembro de 2019