Proposta de catequese de adolescentes rumo à Jornada Mundial da Juventude

Projecto vai ser apresentado na Guarda

Proposta de catequese de adolescentes rumo à Jornada Mundial da Juventude

O projecto “Sayes, Aprender a dizer sim: Catequese com Adolescentes | Rumo à JMJ 2022” vai ser apresentado na Diocese da Guarda, no dia 12 de Outubro.

A iniciativa é orientada pelo padre Tiago Neto, responsável pela catequese do Patriarcado de Lisboa, e vai decorrer no Seminário da Guarda, entre as 9.30 e as 16.30 horas. O dia será aberto a todos os catequistas, principalmente aos que quiserem acompanhar este projecto, aos padres e diáconos.

O Patriarcado de Lisboa, Diocese anfitriã da próxima Jornada Mundial da Juventude, oferece a todas as dioceses de Portugal uma proposta de catequese de adolescentes a que o título de “O projecto “Sayes, Aprender a dizer sim: Catequese com Adolescentes | Rumo à JMJ 2022”.

O Bispo da Guarda explica que “o objectivo principal deste projecto é, a pretexto das Jornadas Mundiais da Juventude, e da participação futura nelas dos adolescentes, já como jovens, levá-los a envolverem-se nas comunidades e a descobrirem o Evangelho de Jesus”.

D. Manuel Felício adianta que é proposta esta caminhada a todas as paróquias da Diocese, “sem carácter obrigatório, e destinada a todos os grupos da adolescência – 7º ao 10º - podendo funcionar em pequenos grupos do mesmo ano ou em grupos heterogéneos, o que por si é uma grande mais valia para a nossa diocese onde existem muitas paróquias com dificuldades para assegurar o funcionamento dos grupos isoladamente”. E acrescenta: “O conteúdo anual é o mesmo para os diferentes anos, sendo apenas adaptados aos diferentes grupos, variando apenas nos diferentes anos: 2019-2020; 2020-2021; 2021-2022”.

Em carta enviada a todos os padres da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício explica que o Patriarcado de Lisboa é “responsável pela produção dos materiais - texto do orientador e caderno do adolescente”.

Os interessados em participar na acção de apresentação do projecto, no Seminário da Guarda, podem fazer a inscrição, que terá um custo de 3 euros, junto do Departamento da Catequese da Infância e Adolescência.

Sexta, 20 de Setembro de 2019