Fórum Ecuménico Jovem decorre em Outubro na Universidade da Beira Interior

Covilhã

Fórum Ecuménico Jovem decorre em Outubro na Universidade da Beira Interior

Os departamentos da pastoral juvenil de várias Igrejas Cristãs em Portugal vão dinamizar a 20.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), com o tema ‘Atreve-te a Ser’, dia 26 de Outubro, na Universidade da Beira Interior na Covilhã.

“Ao marcar os 20 anos sobre o início deste caminho ecuménico com os jovens em Portugal, queremos regressar à escola de Jesus, a ouvir o seu apelo, a aceitarmos a aventura da vida, a não nos escondermos atrás das máscaras e das nossas defesas, a descobrirmos que o amor com que Ele nos ama é mais forte do que tudo e nos desafia a viver a vida ao seu jeito”, explica a equipa do FEJ.

De acordo com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o acolhimento começa às 9.30 horas e o encontro uma hora depois, “com muita música, festa e animação”.

As actividades durante a manhã e início de tarde foram preparadas “ecumenicamente” por várias Igrejas cristãs, com “muita imaginação e criatividade” e vão ser conhecidos os vencedores do concurso de vídeo ‘Mais que isto: É Cristo!’.

O 20.º FEJ termina com um momento de oração, compromisso e envio, pelas 16.30 horas, na Universidade da Beira Interior na Covilhã.

O Fórum Ecuménico Jovem, que em 2018 celebrou duas décadas de existência, nasceu com o objectivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias de Igrejas cristãs – Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana – com presença histórica em Portugal.

A primeira reunião realizou-se no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil.

Um ano antes, muitos dos que integravam esse grupo representaram Portugal na segunda Assembleia Ecuménica Europeia, na cidade austríaca de Graz, na Áustria.

Sexta, 20 de Setembro de 2019