Jornadas de Pastoral Diocesana sobre o “Papa Francisco e a missão”

Iniciativa decorre no Seminário Maior da Guarda

Jornadas de Pastoral Diocesana sobre o “Papa Francisco e a missão”

A Diocese da Guarda vai dedicar os próximos três anos aos jovens e à família. A abertura oficial do ano pastoral 2019-2020 está marcada para o dia 5 de Outubro, no Seminário da Guarda, durante as Jornadas de Pastoral Diocesana.

A jornada, por coincidir com o “especial Outubro missionário” terá como tema “Papa Francisco e a missão”.

O programa desta jornada inicial do ano pastoral conta, na parte da manhã, com a orientação do padre Vítor Hugo Mendes, que tratará dois assuntos relacionados com o dinamismo missionário para o qual o Papa Francisco pretende motivar a Igreja “Bergoglio, Aparecida e a Igreja missionária” e “Francisco e a Igreja em saída missionária” são os temas que irá apresentar nas intervenções.

Presbítero da Diocese de Lages, Santa Catarina, Brasil, o padre Vítor Hugo Mendes exerceu o ministério como reitor e formador de seminário; professor de filosofia, teologia e ciências da educação; presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e da Organização dos Seminários Latino-americanos (OSLAM). Concluiu pós-doutorado em pensamento Ibérico (2018) e Latino-americano, doutorado em Educação (2006), mestrado em teologia sistemática (2004), mestrado em educação (1998), e actualmente está a concluir a tese doutoral (UPSA) que versa sobre a teologia latino-americana e o magistério do Papa Francisco. No período de 2011-2015 foi Secretário Executivo de Cultura e Educação no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

A tarde será preenchida com o testemunho do padre Amaro Gonçalo Ferreira Lopes, pároco da Diocese do Porto sobre a experiência de uma paróquia missionária. Pároco da paróquia de “Nossa Senhora da Hora” (diocese do Porto), exerceu o ministério como Educador e Professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Seminário do Bom Pastor; Director Adjunto do Colégio de São Gonçalo; Secretário Diocesano do Ano Paulino; Capelão do Hospital particular da Cuf. Concluiu Licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa, pós-graduação em Educação da Sexualidade (2006), mestrado em Ciências da Educação (2014). É autor de uma série de publicações.

Durante as Jornadas Pastoral Diocesana será também apresentado o programa pastoral da Diocese da Guarda para o ano 2019-2020.

O Bispo da Guarda diz que “são convidados para participar nesta jornada, em primeiro lugar, os Sacerdotes e Diáconos e depois também todos os que participam nos diferentes serviços diocesanos como igualmente os membros dos movimentos apostólicos”. D. Manuel Felício pede ainda “a cada Pároco que faça também esse convite aos seus cooperadores pastorais, nos diferentes serviços paroquiais”.

9.00 horas: Acolhimento

9.30 horas: Oração inicial

10.00 horas: “Bergoglio, Aparecida e a Igreja missionária” | Pe Vitor Hugo Mendes

11.00 horas: intervalo.