Renovação dos cartões de Ministros Extraordinários da Comunhão

Diocese da Guarda

Renovação dos cartões de Ministros Extraordinários da Comunhão

O Secretariado Diocesano de Liturgia vai substituir os tradicionais cartões em suporte papel, dos Ministros Extraordinários da Comunhão, por suporte plástico.

Para efectuar a renovação os párocos devem enviar ao Secretariado os cartões já caducados, ficha de dados de cada Ministro (disponível na Cúria Diocesana), uma fotografia de cada ministro e o valor de 5 euros, por cada cartão a emitir.

Os Párocos devem entregar estes elementos na Cúria Diocesana, endereçados ao Secretariado Diocesano de Liturgia, até ao dia 30 de Novembro de 2019.

Os cartões dos Ministros Extraordinários da Comunhão serão revalidados anualmente mediante participação na formação própria promovida pelo Secretariado e afixação da vinheta própria de cada ano.

Os novos cartões serão entregues aos Ministros Extraordinários da Comunhão nas acções de formação.

O Secretariado Diocesano de Liturgia lembra que “entre os diversos ministérios da Igreja, o ministro extraordinário da comunhão assume nas nossas comunidades cristãs um papel importante, quer na vida litúrgica, quer na pastoral dos enfermos”. Refere ainda que é missão do Secretariado Diocesano de Liturgia “assegurar a formação quer dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, quer dos que já exercem o ministério há algum tempo, para que exerçam este ministério de uma forma cada vez mais digna e eficaz”.

Recorde-se que os Ministros Extraordinários da Comunhão “exercem o ministério por mandato do Bispo e em comunhão com os párocos das suas comunidades”.

Quinta, 3 de Outubro de 2019