Diocese da Guarda vai dedicar triénio aos jovens e à família

Plano e Calendário para o Ano pastoral 2019/2020

Diocese da Guarda vai dedicar triénio aos jovens e à família

Os jovens e a família são o suporte do Plano e Calendário Pastoral da Diocese da Guarda ao longo dos próximos três anos.

“Propõe-se que, ao longo destes três anos, para além de actividades de evangelização, formação e amadurecimento da fé junto dos jovens e das famílias, se procurem atingir metas práticas e concretas que possam dar frutos consistentes, em articulação e envolvimento, para além dos respectivos agentes pastorais destas áreas, de toda a Igreja Diocesana e seus agentes pastorais”, escreve o padre Jorge Castela, Coordenador Diocesano da Pastoral, no documento sobre o Plano Pastoral para o triénio 2019 – 2022.

O triénio terá como tema central “A tua mãe e os teus irmãos estão lá fora” e o primeiro ano, 2019/2020 será para conhecer a realidade. O objectivo passa pela “prospecção da realidade nas áreas da família e da juventude, sobretudo ao nível da acção pastoral”, refere o documento.

O segundo ano, 2020, 2021 passa pelo actuar na realidade com o objectivo de sensibilização e formação, com metas próprias após a prospecção.

O terceiro ano, 2021/2022, será de celebração com as Jornadas Mundiais da Juventude e uma eventual celebração diocesana direccionada para as famílias.

No primeiro ano são apontados os seguintes objectivos específicos: recolher sados sobre o estado actual da família e da juventude e respectivas acções e serviços pastorais na diocese; fazer uma análise da situação pastoral familiar e juvenil com prospecção das necessidades e das estratégias a desenvolver; articular e envolver os respectivos serviços diocesanos da pastoral familiar e juvenil, e os movimentos com ligação directa a estas realidades; continuar a recepção e consequente implementação da “proposta para uma reorganização da Diocese da Guarda”; e prosseguir o espírito de comunhão e a vocação missionária da diocese.

O plano e Calendário para o Ano Pastoral 2019 – 2020 destaca algumas das actividades que vão ser realizadas pelos Secretariados, Departamentos, Movimentos e Associações Eclesiais e as Congregações e os Institutos de Vida Consagrada.

Para o mês de Outubro estão anunciadas as Jornadas Marianas, no dia 19, no Seminário da Guarda bem como a celebração do Dia Mundial das Missões, no dia 20, na Sé da Guarda, com a instituição no Ministério de Acólito dos candidatos à ordenação de Diácono permanente. No mês de Novembro, no dia 9, terá lugar a Jornada Diocesana de estudo sobre Unidades Pastorais.

Em Fevereiro de 2020, nos dias 11 e 12, haverá as Jornadas de formação do Clero, no Seminário da Guarda. Para 7 de Março está anunciada uma Jornada Pastoral Diocesana sobre a realidade Juvenil. A Jornada pastoral Diocesana sobre a realidade familiar está programada para o dia 1 de Maio. No dia 9 de Maio regressa o Dia Diocesano da Juventude e das Vocações e o Festival Diocesano da Canção, em Gouveia.

Quinta, 10 de Outubro de 2019