Diocese da Guarda tem "catequistas dedicados e com vontade de caminhar"

Dia Diocesano do catequista decorreu no Seminário da Guarda

Diocese da Guarda tem catequistas dedicados e com vontade de caminhar

Cerca de 250 catequistas participaram no Dia Diocesano do Catequista, que decorreu no Seminário da Guarda, no dia 12 de Outubro. “Vejo aqui muitos catequistas dedicados e com vontade de caminhar” disse o Padre Tiago Neto, sacerdote responsável pela catequese do Patriarcado de Lisboa que fez a apresentação do projecto “Say Yes, Aprender a dizer sim: Catequese com Adolescentes | Rumo à JMJ 2022”.

Em declarações ao Jornal A GUARDA, Tiago Neto referiu que “o projecto Say Yes pretende introduzir uma dinâmica de mudança de mentalidade na construção de cada projecto catequético”. Explicou que “cada comunidade é chamada, no seu contexto específico a ver, discernir, decidir o que é chamada a fazer com os seus adolescentes”.

Sobre o projecto Say Yes que “tem nas Jornadas Mundiais da Juventude o seu lugar de abertura”, adiantou que foi pensado para reflectir a prática a prática pastoral na Diocese de Lisboa e ser um contributo para a reflexão nesta área da catequese com adolescentes e jovens mas depois também caminhou para ser abraçado por outras dioceses”.

O padre Tiago Neto considerou que “as paróquias que querem participar neste projecto fazem-no livremente”.

O projecto Say Yes funciona durante três anos, “daqui até às Jornadas Mundiais da Juventude e pretende experimentar algumas pistas que nos façam avançar no caminho futuro”.

Na passagem pela Guarda, o Padre Tiago Neto quis que os catequistas reflectissem sobre a sua prática catequética e que se questionassem acerca da sua identidade como catequistas. A proposta que apresentou pretende “envolver mais os adolescentes tornando-os também protagonistas no seu caminho formativo”.

O Dia Diocesano do Catequista foi promovido pelo Departamento da Infância e Adolescência da Diocese da Guarda e foi aberto aos padres e diáconos e a todos os catequistas, principalmente aos mais capazes de acompanhar o projecto Say Yes.

O Bispo da Guarda considerou que a pretexto das Jornadas Mundiais da Juventude é importante levar os adolescentes a envolverem-se nas comunidades e a descobrirem o Evangelho de Jesus”.

Segunda, 21 de Outubro de 2019