Oração de Taizé juntou jovens da Guarda, Castelo Branco e Bragança

Oração de Taizé juntou jovens da Guarda, Castelo Branco e Bragança

Fundão

Oração de Taizé juntou jovens da Guarda, Castelo Branco e Bragança

 

A oração de Taizé, que decorreu na Igreja Matriz do Fundão, na noite da última sexta-feira, 25 de Outubro, juntou jovens das Dioceses da Guarda, Portalegre-Castelo Branco e Bragança. Este momento de oração, organizado por jovens, contou com a presença do Irmão David, de Taizé. A ocasião foi ainda aproveitada pelo Irmão David para jantar com jovens que já estiveram em Taizé, e com outros que estão a organizar-se para ir pela primeira vez. 

Recorde-se que um grupo de jovens da cidade da Guarda organiza uma oração com o estilo de Taizé, mensalmente, na Capela de São Pedro da Guarda, na noite da última sexta-feira de cada mês. 

No Fundão, os jovens reúnem-se na noite do último sábado de cada mês, na Igreja Matriz. 

A Comunidade de Taizé foi fundada pelo Irmão Roger, em 1940, nessa pequena aldeia da Borgonha Francesa, que dá o nome à comunidade. É uma comunidade ecuménica, constituída por religiosos católicos e também de vários ramos protestantes. 

Este lugar acolhe, todos os anos, milhares de jovens, provenientes de toda a Europa, que durante uma semana participam nas orações e nas catequeses dos irmãos. 

Também de Portugal rumam a Taizé milhares de jovens todos os anos. Há Dioceses portuguesas que, em articulação com os professores de EMRC, propõem aos seus jovens uma experiência diferente em Taizé. É uma experiência muito diferente dos programas de finalistas do sul de Espanha. 

Para além dos jovens, a Oração de Taizé que decorreu na Igreja Matriz do Fundão juntou muitas outras pessoas que quiseram participar na celebração.

 

Quinta, 31 de Outubro de 2019