Jornada de Formação sobre unidades pastorais

Dia 9 de Novembro, no Seminário da Guarda

Diocese da Guarda promove Jornada de Formação sobre unidades pastorais

A Diocese da Guarda promove, no dia 9 de Novembro, uma jornada de formação sobre as unidades pastorais que pretende constituir no tecido pastoral do território da Diocese.

O objecto desta formação será a proposta do grupo de trabalho para a reorganização pastoral da Diocese sobre o assunto das unidades pastorais. A proposta está reproduzida no final do livro que inclui o plano pastoral trianual e o programa e calendário para este ano em curso, 2019-2020.

Sobre a situação actual das paróquias o documento refere que na Diocese da Guarda “uma grande parte das paróquias deixou de ter os recursos mínimos necessários para o habitual funcionamento e para cumprir a sua missão, o que se agrava pelo decréscimo populacional crescente”. E explica: Existem actualmente paróquias com menos de 50 habitantes, e Assembleias Dominicais com menos de 20 participantes e, na sua maioria, de idade avançada”.

O documento lembra também que “grande parte das paróquias deixou de poder organizar a catequese, sobretudo por falta de catequizandos”.

A Comissão responsável pela ‘Proposta para uma reorganização da Diocese da Guarda’ é de “opinião que as paróquias já não podem ser estruturas estáticas e territoriais, centralizadas no pároco, mas devem procurar uma gestão mais colegial, mais aberta, com tarefas, serviços e responsabilidades partilhadas, com uma clara participação dos leigos, que deveriam ser mais comprometidos e ter maior formação cristã”.

D. Manuel Felício explica que “são convidados para esta jornada de formação principalmente os párocos e seus mais directos colaboradores que queremos envolver o mais possível neste processo, pois do seu envolvimento depende em grande medida o êxito deste nosso propósito”. O Bispo da Guarda adianta que “um sacerdote da Diocese de Bragança, partilhará connosco a experiência de criação das unidades pastorais que também está em curso nessa mesma Diocese”.

Os trabalhos decorrem no Seminário da Guarda e começam às 9.30 horas do dia 9 de Novembro.

Quinta, 31 de Outubro de 2019