Cónego Manuel Matos celebrou 50 anos de sacerdócio

Em ambiente de festa, as comunidades paroquiais de João Antão, Panoias e Santana d’Azinha juntaram-se para assinalar os 50 anos de ordenação sacerdotal do pároco, cónego Manuel Matos.

A Missa de Acção de Graças, presidida pelo Bispo da Guarda, decorreu no Santuário do Senhor dos Aflitos, no Barroquinho, no dia 5 de Agosto, e juntou largas dezenas de pessoas.

Na homília, D. Manuel Felício destacou o percurso académico e pastoral do Cónego Manuel Matos, dando enfase ao tempo passado no Seminário da Guarda, primeiro como formador e depois como Reitor. Lembrou que o homenageado frequentou a Universidade Pontifícia de Salamanca, onde se licenciou em Teologia Dogmática (1994), aí vindo a defender a tese de Doutoramento na mesma área da teologia (2002), com o título “interpretação Trinitária do Pai Nosso – O Espírito Santo e o Espírito de Filiação à Luz de Trinitate e de Outros Escritos de Santo Agostinho”.

Na Missa concelebrou o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, bem como alguns sacerdotes de vários pontos da Diocese.

Manuel Alberto Pereira de Matos nasceu a 30 de Julho de 1944, em Argomil, Pomares, no concelho de Pinhel. Frequentou os Seminários Diocesanos (1956-1968), tendo sido ordenado sacerdote a 4 de Agosto de 1968, em Figueira de Castelo Rodrigo, por D. Policarpo da Costa Vaz.

Actualmente é Vigário Geral da Diocese da Guarda e tem ao seu cuidado as comunidades paroquiais de João Antão, Panoias e Santana d’Azinha.

Quarta, 29 de Agosto de 2018