Vilar Formoso será porta de entrada da Jornada Mundial da Juventude

Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional da Guarda

Vilar Formoso será porta de entrada da Jornada Mundial da Juventude

O Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional da Guarda está empenhado na preparação da Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Portugal, em 2022, juntando jovens de todo o mundo.

“A Diocese da Guarda quer ter um papel importante na pré-jornada, em 2022. Assim, foi já proposto ao COL - Comissão Organizadora Local que a nossa Diocese, mais especificamente Vilar Formoso, seja considerada a Porta de Entrada para a Jornada”, refere o Departamento, em carta enviada a todos os padres da Diocese.

Os responsáveis pelo Departamento acreditam que, por Vilar Formoso, “deverão passar milhares de jovens” e, por isso, “está a ser pensada a criação de um Centro de Acolhimento” naquela paróquia fronteiriça. “Devemos estar conscientes e ajudar os jovens a perceber que esta é oportunidade única nas suas vidas: para serem evangelizados e se tornarem evangelizadores dos outros jovens, das próprias famílias (criação de famílias de acolhimento) e colaborarem enquanto voluntários na preparação do acolhimento e alojamento”, adianta o Departamento da Pastoral Juvenil, Universitária e Vocacional da Guarda.

O primeiro passo para a Jornada Mundial da Juventude em Portugal acontece, de 3 a 6 de Abril de 2020, altura em que haverá um encontro em Roma para a entrega oficial dos dois símbolos da Jornada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, por parte de Jovens do Panamá.

Os dois símbolos irão depois peregrinar por todas as dioceses de Portugal, a começar na Páscoa de 2020.

A nível diocesano, O Departamento está a pedir o empenho de todos para a criação da Comissão Organizadora Arciprestal e da Comissão Organizadora Paroquial. “Na prática estamos a falar da criação de grupos de jovens paroquiais (onde for possível) e em cada arciprestado um grupo responsável pela pastoral juvenil desse mesmo arciprestado”, explica o Departamento. E acrescenta: “Será com estes grupos que a Diocese se poderá mobilizar para a uma caminhada que nos envolva a todos na preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude”.

Quinta, 21 de Novembro de 2019