Jovens portugueses vão a Roma receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Pastoral Juvenil

O Comité Organizador do Local da Jornada Mundial da Juventude em Portugal vai promover uma peregrinação de jovens a Roma para acolher os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no dia 5 de Abril de 2020, Domingo de Ramos.

O acolhimento dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, é organizada pelo Comité Organizador do Local e pelos Comités Organizadores Diocesanos e convida os jovens portugueses, das várias dioceses, a peregrinar a Roma entre os dias 3 e 6 de Abril.

O programa prevê um encontro na Igreja de Santo António dos Portugueses e uma peregrinação por outras três igrejas de Roma, no sábado, o encontro com o Papa Francisco para a recepção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no domingo, e o regresso a Portugal na segunda-feira, dia 6 de Abril.

A Cruz e Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ vão permanecer em Lisboa durante a Semana Santa, iniciando depois uma peregrinação por dioceses de fora de Portugal, onde regressam em Novembro para permanecer em todas as dioceses portuguesas até Junho de 2022.

“As Jornadas Mundiais da Juventude são a manifestação concreta deste peregrinar. E agora chegou a nossa vez, jovens portugueses, de acolher este grande encontro. Em breve teremos em Portugal os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Que grande alegria”, refere a comunicação de divulgação da peregrinação a Roma.

“Que a Cruz seja sinal de Esperança no Amor redentor de Cristo Crucificado, que venceu a morte, ressuscitou e vive entre nós. E Maria, a maior ‘influencer’ de Deus, modelo de humildade, dedicação e serviço, possa guiar-nos e acompanhar-nos nesta preparação para a JMJ Lisboa 2022, na certeza de que nunca vamos sozinhos”, acrescenta o texto.

Recorde-se que a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo Papa João Paulo II aos jovens em Abril de 1984 e marcaram o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo como sinal do “amor do Senhor à humanidade e anúncio que somente em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção”.

A próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Portugal, no verão de 2022, e tem por tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Os jovens da Diocese da Guarda interessados em participar na peregrinação de acolhimento dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude devem contactar o Departamento da Pastoral Juvenil Universitária Vocacional.

A Diocese da Guarda vai receber os ícones da Jornada Mundial da Juventude em Maio de 2021.

Quinta, 9 de Janeiro de 2020