
Nos dias 11 e 12 de Fevereiro
Jornadas Pastorais do Clero sobre “A Bíblia na tradição e na cultura portuguesa"
As Jornadas Pastorais do Clero da Diocese da Guarda acontecem a 11 e 12 de Fevereiro, no Seminário da Guarda e vão incidir sobre “A Bíblia na tradição e na cultura portuguesa - Suas marcas na instituição familiar”. Está prevista uma conferência aberta ao público, no dia 11, às 21.00 horas, no auditório do Paço da Cultura.
Frei Herculano Alves, José Eduardo Franco, Gabriel Magalhães e Eugénia Magalhães são alguns dos oradores convidados das Jornadas.
“A Bíblia na tradição e na cultura portuguesa - Suas marcas na instituição familiar” é o tema das Jornadas Pastorais do Clero da Diocese da Guarda, marcadas para 11 e 12 de Fevereiro, no Seminário da Guarda.
Este ano está programada uma conferência aberta ao público em geral, no dia 11 de Fevereiro, pelas 21.00 horas, no auditório do Paço da Cultura, na Guarda, sobre “A Bíblia fonte de inspiração para uma vida de família com sentido”. Será orador Gabriel Magalhães, docente de Literatura na Universidade da Beira Interior, na Covilhã. Gabriel Magalhães foi coordenador do projecto de investigação “Relações Linguísticas e Literárias entre Portugal e Espanha, desde o Início do Século XIX até à Actualidade”, que reuniu diversas universidades ibéricas. Organizou ainda a edição de El dret al futur / O Direito ao Futuro (2013), uma experiência de diálogo ensaístico entre a Catalunha e Portugal.
No primeiro dia das Jornadas, no Seminário da Guarda, pelas 11.00 horas, Frei Herculano Alves vai falar sobre “Como ler um texto bíblico, no contexto do Congresso Internacional sobre a Bíblia na Cultura Ocidental”. Às 14.30 horas, José Eduardo Franco fala sobre as “Raízes bíblicas de Portugal e das nações da Europa”.
Herculano Alves estudou Filosofia em Salamanca (Espanha), entre 1959-1962 e a Teologia no Porto e na Faculdade de Teologia de Toulouse (França). Na Universidade de Coimbra licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras, em 1977, e em Outubro de 1981 iniciou os estudos no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde se Licenciou em Ciências Bíblicas, com a tese: “El Evangelio de Tomás y los Sinópticos”. Obteve Doutoramento em Teologia Bíblica pela Universidade Pontifícia de Salamanca, com a tese: A Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida. Como Professor na Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Teologia, Centros do Porto e de Braga) leccionou várias Cadeiras de Ciências Bíblicas. Tem exercido vários cargos na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, mormente Director Nacional do Movimento de Dinamização Bíblica e director da revista Bíblica.
José Eduardo Franco é historiador, professor catedrático convidado da Universidade Aberta e titular da Cátedra FCT/Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização (Universidade Aberta/CLEPUL-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Coordena actualmente o programa de doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta.
No segundo dia, 12 de Fevereiro, às 10.30 horas, Eugénia Magalhães fala sobre “A Bíblia nos discursos místico e espiritual dos autores portugueses.
Às 14.30 horas haverá uma mesa Redonda sobre a presença da Bíblia nas tradições de Quaresma/Páscoa.
Eugénia Magalhães fez Doutoramento em História e Cultura das Religiões, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem Mestrado Integrado em Psicologia Aplicada, área de Psicologia Clínica, no ISPA –IU; Licenciatura (Pós-Bolonha) em Ciências Psicológicas – ISPA; Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Gestão; Licenciatura em Teologia, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.