Abertura de processo de classificação da Igreja Paroquial de Videmonte

Guarda | Videmonte

Abertura de processo de classificação da Igreja Paroquial de Videmonte

A Direcção-Geral do Património Cultural abriu, no dia 7 de Fevereiro, o procedimento de classificação da igreja paroquial de Videmonte, no concelho da Guarda.

O anúncio publicado em Diário da República refere que “sobre proposta da Direcção Regional de Cultura do Centro, foi determinada a abertura do procedimento de classificação da Igreja de São João Baptista, paroquial de Videmonte, incluindo toda a área envolvente, muro e escadório, e o património móvel integrado, na Rua da Igreja, Videmonte, freguesia de Videmonte, concelho e distrito da Guarda”.

Na proposta de abertura do procedimento de eventual classificação deste imóvel propriedade da Fábrica da Igreja paroquial da Freguesia de Videmonte, a Direcção Regional de Cultura do Centro explica que o templo está localizado “na praça central de Videmonte, na Rua da Igreja, rodeado por alguns dos principais edifícios da povoação, nomeadamente a antiga Casa Paroquial, edifício de arquitectura erudita com algum interesse, algumas habitações de caracter tradicional e ainda o moderno edifício da Junta de Freguesia de Videmonte”.

“Trata-se de um templo de uma só nave, de planta em cruz latina, construído em estilo barroco”, explica o documento. Em relação ao exterior diz que “presenta fachada principal rebocada e pintada, terminada em cornija recortada à laia de frontão curvo e ondulado, coroada por cruz latina de cantaria”.

Em relação ao interior da Igreja o documento destaca “a cobertura abobadada em madeira, coro-alto e capela-mor rectangular, com tecto abobadado em caixotões de temática religiosa, com pintura em tábua e em tela, que reproduz a obra de Murillo”. Há também referência a uma pintura mural encontrada no altar das almas, “consagrado a São Francisco de Assis”. “Trata-se de uma pintura mural sobre a parede de um nicho de granito da capela lateral esquerda, que representará o tema da Encomenda das Almas a São Francisco de Assis””

A Direcção Regional de Cultura do Centro acrescenta que o imóvel “tem sido alvo de uma recuperação dos retábulos em talha dourada, no âmbito da qual foram descobertas as pinturas murais referidas”.

Em relação à proposta de classificação apresentada, é referido tratar-se “indiscutivelmente de um património arquitectónico e artístico de relevo, relacionado, é certo, com a tipologia da estrutura arquitectónica do imóvel, mas, sobretudo, com a qualidade artística do património integrado, inerente à importância e representatividade do referido ‘Altar das Almas’, que foi recentemente descoberto, e dos caixotões do tecto da capela-mor”. E acrescenta: “considera-se que será de ponderar a sua eventual classificação como valor nacional, concretamente com o grau de monumento de interesse público”.

Os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, planta do imóvel em vias de classificação e da respectiva zona geral de protecção) estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção -Geral do Património Cultural, Direcção Regional de Cultura do Centro e Câmara Municipal da Guarda.

O prazo para apresentação de reclamação decorre até 2 de Março de 2020.

Quinta, 13 de Fevereiro de 2020