Covilhã - Igreja da Santíssima Trindade comemora 10º aniversário

A paróquia de Santa Maria Maior, na cidade da Covilhã, está a comemorar os 10 anos da Igreja da Santíssima Trindade, desde o dia 13 de Setembro de 2019.

A inauguração de uma exposição, a realização de um colóquio, concertos e uma celebração eucarística comemorativa são algumas das actividades a realizar de 20 a 22 de Março.

No dia 20 de Março, às 21.00 horas, na Igreja Matriz de Santa Maria, Covilhã, será inaugurada a Exposição “ Santa Maria – 8 séculos de fé e memória”, a que se seguirá um Concerto Solidário – Associação de Diabéticos da Serra da Estrela, Conservatório de Música da Covilhã e EPABI. A exposição estará aberta ao público, de 21 a 29 de Março, na Igreja de Santa Maria das 9.30 às 18.00 horas.

“Santa Maria da Covilhã – Passado/Presente/Futuro” é o tema do colóquio programado para o dia 21 de Março, a partir das 15.30 horas, Igreja da Santíssima Trindade.

Marco Daniel Duarte, Director do Museu do Santuário de Fátima, vai falar sobre “As igrejas da Igreja: leitura histórica do lugar de reunião da assembleia cristã” e Carlos Manuel Dias Madaleno, investigador da história local, sobre “Povo, Igreja e Memória – o papel da igreja de Santa Maria na consolidação da identidade covilhanense”. O colóquio será moderado por José Rosa, Presidente da Faculdade de Arte e Letras da Universidade da Beira Interior.

Para este dia estão anunciados momentos musicais pela pianista Fernanda Canaud e um concerto pelo Orfeão da Covilhã.

No Domingo, 22 de Março, às 11 horas, haverá a celebração Eucarística Comemorativa, na Igreja da Santíssima Trindade.

Na organização destas actividades, a paróquia de Santa Maria Maior conta com a parceria do Museu de Arte Sacra da Covilhã que, por sua vez, já é resultado da colaboração entre a Câmara Municipal, a Diocese da Guarda e o arciprestado da Covilhã.

Segunda, 9 de Março de 2020