Liga dos Servos de Jesus financia aquisição de desfibrilhador e ecógrafo para a ULS Guarda

Equipamentos vão ajudar no combate ao Covid-19

A Liga dos Servos de Jesus financiou a aquisição de um desfibrilhador e de um ecógrafo para a ULS Guarda, no âmbito do combate á pandemia provocada pelo Covid-19. Esta iniciativa acontece no seguimento da campanha de angariação de fundos lançada pela Delegação Distrital da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias não só junto das freguesias do distrito mas também de toda a sociedade tendo em vista a angariação de fundos para a ULS Guarda.

Para a aquisição destes equipamentos, que vão servir para a ecografia pulmonar e carro de emergência na Área Hospitalar Covide-19, a Liga dos Servos de Jesus já transferiu, a quantia correspondente, para a ULS Guarda.

A Liga dos Servos de Jesus foi fundada por D. João de Oliveira Matos, antigo Bispo Auxiliar da Diocese da Guarda. É uma Associação Pública de Fiéis, constituída por homens, mulheres, casados, solteiros, leigos de qualquer condição social que, procurando viver à maneira dos primeiros cristãos, estão dispostos a realizar na vida o lema "é preciso que Jesus reine" e a concretizar o Carisma: Ideal de perfeição; reparação e desagravo; oração pela Igreja; cumprimento dos deveres de estado; dedicação ao apostolado. Este carisma pode ser vivido por Servos Externos, no seu ambiente familiar, eclesial e profissional, procurando responder às várias formas de evangelização (catequese, movimentos, associações e obras de apostolado, política, etc) e por Servos Internos nas comunidades, procurando viver com a maior perfeição possível os Conselhos Evangélicos: obediência, castidade e pobreza

A Liga está em muitas paróquias da Diocese da Guarda, como fermento na massa, e colaborando com o pároco na acção litúrgica, catequese, visita aos doentes, animação de grupos, divulgação da boa-imprensa, etc.

Na Diocese da Guara, a Liga dos Servos de Jesus tem comunidades na Guarda, Guarda - São Miguel, Outeiro de S. Miguel, Rochoso, Cerdeira do Côa, Ruvina, S. Romão, Celorico da Beira, Manteigas, Fundão, Covilhã, Orca. Fora da Diocese está presente em Fátima e Figueira da Foz e, mais recentemente, em Angola, Kilenda.

Os membros da Liga prestam ainda serviço, no Paço Episcopal, Seminário e Centro Cultural da Covilhã.

O Fundador, agora Venerável Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, nasceu em Valverde, concelho do Fundão, a 1 de Março de 1879. Após os estudos na escola primária e no Liceu de Castelo Branco, ingressou no Seminário da Guarda, em Setembro de 1896.

A 3 de Junho de 2013, foram reconhecidas as “Virtudes Heróicas” e declarado Venerável pela Congregação da Causa dos Santos.

Quarta, 8 de Abril de 2020