Semana da Vida lembra lições da pandemia

Iniciativa decorre de 10 a 17 de Maio

Semana da Vida lembra lições da pandemia

“A fragilidade humaniza a vida” é o tema da 27ª edição da Semana da Vida, que decorre entre 10 e 17 de Maio. Este ano, a iniciativa está atenta às lições da pandemia de Covid-19, que tornou as pessoas “mais conscientes da fragilidade comum a todos”.

Nos textos de reflexão e oração, propostos pela Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, divulgados online, recorda-se o episódio da visita de Maria a sua prima Isabel: “Uma mulher jovem que parte para cuidar de uma mulher velha em necessidade, interpelação tão crítica que a experiência da pandemia nos pede que ouçamos, para nos interrogarmos sobre o lugar dos mais velhos na sociedade e na Igreja”.

O guião para a Semana da Vida 2020 deixa uma palavra de homenagem a todos os que estão na linha da frente do combate à pandemia, nos “hospitais e centros de saúde, nos lares ou nas casas de solidão dos idosos”, profissionais ou voluntários, ou nas suas próprias casas, com os familiares.

“Tanta gente que cuida, tanta história da salvação, tanta redenção em curso: porque, quem cuida, salva”, pode ler-se.

A reflexão proposta pela Igreja Católica destaca que a atenção aos mais frágeis “humaniza aquele que cuida e humaniza a sociedade”. E acrescenta: “Só é verdadeiramente humana uma sociedade compassiva, capaz de promover a justiça social e os mecanismos da solidariedade que a reequilibrem quando as consequências da fragilidade humana partilhada por todos se abatem sobre alguns”.

A Semana da Vida 2020 quer ajudar a cultivar “uma nova e transversal pastoral da fragilidade e do cuidado”, com a promoção das condições para uma “competente participação evangélica e evangelizadora nos debates em curso na cultura e na sociedade”.

O tema deste ano foi inspirado pelo Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, sob o título ‘A Riqueza dos Anos’, que aconteceu em Roma, de 29 a 31 de Janeiro, com a participação de uma delegação portuguesa.

No dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família, vai decorrer uma vigília de oração, entre as 21.00 e as 21.30 horas, com todas as dioceses ligadas através de plataforma digital.

Com o objectivo de evitar a propagação da pandemia do coronavírus, a documentação da Semana da Vida – cartaz, guião e oração pela vida – apenas está disponível em versão digital (www.leigos.pt).

Segunda, 11 de Maio de 2020