Irene Fonseca tomou posse como Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus

Cerimónia decorreu no Outeiro de São Miguel – Guarda

Irene Fonseca tomou posse como Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus

Irene Santos Fonseca tomou posse como coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, esta segunda-feira, 5 de Outubro, numa cerimónia que decorreu no Outeiro de São Miguel, na Guarda.

O programa começou com a celebração da Missa presidida por D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda e em que também estiveram presentes e concelebraram D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Vice-Postulador da Casa de Beatificação do Venerável servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, D. António Luciano, Bispo de Viseu, D. Diamantino, Bispo Emérito de Campanha - Brasil e natural de Manteigas, o Assistente Geral da Liga, o padre Jorge Colaço e alguns sacerdotes da Diocese.

A Eucaristia foi animada por um grupo de alunos da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, sob a orientação do professor Rui Pina.

No final da Eucaristia teve lugar a sessão de tomada de posse da nova coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus. Depois da leitura da carta de homologação, pelo Assistente Geral, seguiu-se a Profissão de Fé de Irene Fonseca.

Na ocasião, D. António Moiteiro fez um apelo à oração pedindo “a causa de beatificação do Venerável D. João de Oliveira Matos e a sua divulgação”.

Na cerimónia estiveram presentes alguns membros dos Servos Externos e uma representação das comunidades da Liga.

A nova coordenadora geral, até à data responsável pelo Lar D. Isabel Trigueiros, no Fundão, foi eleita durante a Assembleia Geral da Liga dos Servos de Jesus, realizada de 3 a 5 de Setembro, no Outeiro de São Miguel, Guarda, sucedendo no cargo a Maria da Graça Afonso. Do novo Conselho da Liga fazem também parte: Maria do Carmo Dinis Fonseca (Vice-coordenadora), Maria José Couto matos, Albertina André e Maria Ascensão Pires dos Santos (Conselheiras).

A Liga dos Servos de Jesus é formada por Servos Internos e Externos, tem a sua sede na Guarda. É a entidade proprietária e principal impulsionadora do Instituto de São Miguel. Preside à Liga o Bispo da Diocese da Guarda, coadjuvado pela Assistente Geral.

D. João de Oliveira Matos foi o fundador da Liga dos Servos de Jesus. Nasceu em Valverde, concelho do Fundão, a 1 de Março de 1879. Foi ordenado Sacerdote a 28 de Março de 1903 e Bispo a 25 de Julho de 1923. Fundou a Liga dos Servos de Jesus, a 17 de Fevereiro de 1924. Faleceu no Outeiro de S. Miguel a 29 de Agosto de 1962.

A 30 de Janeiro de 1994 foi aberto o processo Diocesano para a sua Beatificação. A 13 de Junho de 2013 foram reconhecidas as "Virtudes heróicas" e declarado Venerável pela Congregação para a Causa do Santos.

Quarta, 7 de Outubro de 2020