Irene Fonseca tomou posse como Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus

Irene Fonseca tomou posse como Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus

Cerimónia decorreu no Outeiro de São Miguel – Guarda

Irene Fonseca tomou posse como Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus

 

Irene Santos Fonseca tomou posse como coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, esta segunda-feira, 5 de Outubro, numa cerimónia que decorreu no Outeiro de São Miguel, na Guarda.

O programa começou com a celebração da Missa presidida por D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda e em que também estiveram presentes e concelebraram D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Vice-Postulador da Casa de Beatificação do Venerável servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, D. António Luciano, Bispo de Viseu, D. Diamantino, Bispo Emérito de Campanha - Brasil e natural de Manteigas, o Assistente Geral da Liga, o padre Jorge Colaço e alguns sacerdotes da Diocese.

A Eucaristia foi animada por um grupo de alunos da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, sob a orientação do professor Rui Pina.

No final da Eucaristia teve lugar a sessão de tomada de posse da nova coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus. Depois da leitura da carta de homologação, pelo Assistente Geral, seguiu-se a Profissão de Fé de Irene Fonseca.

Na ocasião, D. António Moiteiro fez um apelo à oração pedindo “a causa de beatificação do Venerável D. João de Oliveira Matos e a sua divulgação”.

Na cerimónia estiveram presentes alguns membros dos Servos Externos e uma representação das comunidades da Liga.

A nova coordenadora geral, até à data responsável pelo Lar D. Isabel Trigueiros, no Fundão, foi eleita durante a Assembleia Geral da Liga dos Servos de Jesus, realizada de 3 a 5 de Setembro, no Outeiro de São Miguel, Guarda, sucedendo no cargo a Maria da Graça Afonso. Do novo Conselho da Liga fazem também parte: Maria do Carmo Dinis Fonseca (Vice-coordenadora), Maria José Couto matos, Albertina André e Maria Ascensão Pires dos Santos (Conselheiras).

A Liga dos Servos de Jesus é formada por Servos Internos e Externos, tem a sua sede na Guarda. É a entidade proprietária e principal impulsionadora do Instituto de São Miguel. Preside à Liga o Bispo da Diocese da Guarda, coadjuvado pela Assistente Geral.

D. João de Oliveira Matos foi o fundador da Liga dos Servos de Jesus. Nasceu em Valverde, concelho do Fundão, a 1 de Março de 1879. Foi ordenado Sacerdote a 28 de Março de 1903 e Bispo a 25 de Julho de 1923. Fundou a Liga dos Servos de Jesus, a 17 de Fevereiro de 1924. Faleceu no Outeiro de S. Miguel a 29 de Agosto de 1962.

A 30 de Janeiro de 1994 foi aberto o processo Diocesano para a sua Beatificação. A 13 de Junho de 2013 foram reconhecidas as "Virtudes heróicas" e declarado Venerável pela Congregação para a Causa do Santos.

Quarta, 7 de Outubro de 2020