“Guiados pelo Espírito Santo, Igreja em renovação” é o título da carta pastoral sobre a recepção da Assembleia Diocesana, que vai servir de referência à Jornada Diocesana de Pastoral marcada para este sábado, 22 de Setembro, no Seminário da Guarda.
Em carta enviada aos padres da Diocese, o Bispo da Guarda deixa o convite para a jornada diocesana, na abertura do novo ano pastoral, “onde pretendemos fazer uma leitura crítica da referida Carta Pastoral e encetar uma reflexão pastoral com base nela”.
D. Manuel Felício recorda que na “peregrinação diocesana a Fátima, dias 22 e 23 de Agosto, confiámos a Nossa Senhora o novo ano pastoral”. E acrescenta: “Desejamos, de facto, vivê-lo no esforço conjugado de aplicar as orientações da nossa Assembleia Diocesana, que procurámos ordenar e apresentar com a carta pastoral “Guiados pelo Espírito Santo, Igreja em renovação”, dada a conhecer, no dia da Diocese, em 2 de Junho de 2018”.
O Prelado lembra que agora há “mais duas orientações vindas de cima, para o corrente ano”, uma do Papa Francisco, com a proclamação do Outubro Missionário, “que se pretende preparar num ano missionário (2018 - 19)” e a outra da Conferência Episcopal Portuguesa tendo em vista a formação dos formadores da Fé, a começar pelos catequistas que já servem nas catequeses paroquiais.
Durante a Jornada será também apresentado o Plano e calendário para o Ano Pastoral 2018 – 2019. Na nota pastoral que escreve á Diocese, D. Manuel Felício diz que escolheu as palavras Diocese e Missão “para definir o rumo do programa pastoral”. E explica: “Estamos todos empenhados em cuidar bem a nossa Diocese da Guarda, que estimamos e queremos ver cada vez mais rejuvenescida e motivada para cumprir o mandato missionário de Jesus Cristo”.
O padre Jorge Castela, Coordenador Diocesano da Pastoral, refere que a Diocese da Guarda “após algum tempo de reflexão, sobretudo com base em alguns documentos do Concílio Vaticano II e na reflexão e propostas das sessões da Assembleia Diocesana, encontra-se agora numa fase de prospecção de caminhos de futuro e de reencontro consigo mesma e com a sua missão. Acrescenta que, por esse motivo, “D. Manuel Felício escreveu para toda a Diocese uma carta pastoral, partindo dos anseios manifestos nas sessões da Assembleia de 2017” e que, pelo mesmo motivo, “nomeou uma Comissão para repensar a Diocese, quer em termos estruturais e territoriais, mas sobretudo pastorais”.
O Padre Jorge Castela pretende que, ao longo deste ano pastoral, se continue “a ponderar e fundamentar este trabalho delicado”. Faz votos de que “todo o empenho e esforço dos diversos serviços diocesanos de pastoral, obras e movimentos de apostolado, sacerdotes e seus cooperadores, assim como todos aqueles fiéis que nesta diocese fazem a sua caminhada de fé, procurem e encontrem os melhores caminhos para cumprir a missão outorgada por Cristo à Igreja: Ide por todo o mundo, e anunciai a Boa Nova a toda a criatura”.
Para a jornada diocesana deste sábado, o Bispo da Guarda pede aos sacerdotes que se façam acompanhar dos seus mais directos colaboradores.
Programa das Jornadas
10.00 horas - recepção
10.15 horas - Oração da manhã
10.30 - Mesa redonda sobre a carta pastoral “Guiados pelo Espírito Santo, Igreja em renovação”, com participação de um casal, um jovem, uma religiosa, um sacerdote.
11.30 horas - intervalo
12.00 horas - Continuação da mesa redonda, deixando algumas interpelações para dialogar em plenário, à tarde.
13.00 horas - almoço
14.30 horas - Plenário e apresentação do programa proposto para este ano pastoral.
16.00 horas - Oração final de encerramento das Jornadas