Cáritas organiza campanha anual “10 Milhões de Estrelas"

Cáritas organiza campanha anual “10 Milhões de Estrelas"

Iniciativa vai apoiar famílias que vivem situações de fragilidade

Cáritas organiza campanha anual “10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz”

 

A campanha anual da Cáritas “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” foi lançada a 15 de Novembro, dia em que se celebrou o Dia Mundial dos Pobres, e prolonga-se até meados de Janeiro.

A Cáritas lembra que todos aqueles que queiram contribuir para “combater a pobreza mais agressiva em Portugal, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma ‘estrela’, na Cáritas Diocesana da Guarda, Cáritas Paroquiais da Covilhã, Gouveia e Seia, na Casa Veritas, na Guarda, lojas Pingo Doce em todo o país ou adquirindo on line através do site da Cáritas Portuguesa (www.caritas.pt/estrelas), bem como no portal compra solidária (comprasolidaria.pt)”.

Por cada ‘estrela vela’ a Cáritas solicita um donativo mínimo de 2 euros. As verbas angariadas ajudarão a materializar as acções de dimensão social, da rede nacional Cáritas, que são um contributo colectivo para um mundo melhor.

Este ano, e ao contrário dos anteriores, em que uma percentagem do valor era canalizado para apoiar um projecto humanitário internacional, foi decisão da Cáritas Portuguesa, perante a emergência que o país enfrenta, canalizar a totalidade das verbas angariadas para apoiar as famílias que, em Portugal, vivem situações de fragilidade.

Entre Abril e Outubro de 2020, a Cáritas Portuguesa apoiou, no âmbito da sua campanha “Inverter a curva da pobreza”, perto de 6.000 pessoas em dificuldades devido à Covid-19, um número que acresce aos pedidos recebidos pela Cáritas num contexto anterior ao da pandemia. Apesar das necessidades ao nível alimentar que a rede nacional Cáritas continua a proporcionar às famílias, a Cáritas é cada vez mais uma das principais organizações na resposta financeira a pedidos concretos, destacando-se o apoio ao pagamento de despesas de rendas para habitação (61%), de despesas relacionadas com a saúde, como a aquisição de medicamentos e realização de exames médicos (17%) e ao pagamento de despesas relacionadas com a electricidade (11%).

Com a campanha Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, a Cáritas Portuguesa quer continuar a inverter a curva da pobreza em Portugal.

A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objectivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa. Em Portugal esta campanha nasceu em 2003.

 

 

Quarta, 18 de Novembro de 2020