Cáritas organiza campanha anual “10 Milhões de Estrelas"

Iniciativa vai apoiar famílias que vivem situações de fragilidade

Cáritas organiza campanha anual “10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz”

A campanha anual da Cáritas “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” foi lançada a 15 de Novembro, dia em que se celebrou o Dia Mundial dos Pobres, e prolonga-se até meados de Janeiro.

A Cáritas lembra que todos aqueles que queiram contribuir para “combater a pobreza mais agressiva em Portugal, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma ‘estrela’, na Cáritas Diocesana da Guarda, Cáritas Paroquiais da Covilhã, Gouveia e Seia, na Casa Veritas, na Guarda, lojas Pingo Doce em todo o país ou adquirindo on line através do site da Cáritas Portuguesa (www.caritas.pt/estrelas), bem como no portal compra solidária (comprasolidaria.pt)”.

Por cada ‘estrela vela’ a Cáritas solicita um donativo mínimo de 2 euros. As verbas angariadas ajudarão a materializar as acções de dimensão social, da rede nacional Cáritas, que são um contributo colectivo para um mundo melhor.

Este ano, e ao contrário dos anteriores, em que uma percentagem do valor era canalizado para apoiar um projecto humanitário internacional, foi decisão da Cáritas Portuguesa, perante a emergência que o país enfrenta, canalizar a totalidade das verbas angariadas para apoiar as famílias que, em Portugal, vivem situações de fragilidade.

Entre Abril e Outubro de 2020, a Cáritas Portuguesa apoiou, no âmbito da sua campanha “Inverter a curva da pobreza”, perto de 6.000 pessoas em dificuldades devido à Covid-19, um número que acresce aos pedidos recebidos pela Cáritas num contexto anterior ao da pandemia. Apesar das necessidades ao nível alimentar que a rede nacional Cáritas continua a proporcionar às famílias, a Cáritas é cada vez mais uma das principais organizações na resposta financeira a pedidos concretos, destacando-se o apoio ao pagamento de despesas de rendas para habitação (61%), de despesas relacionadas com a saúde, como a aquisição de medicamentos e realização de exames médicos (17%) e ao pagamento de despesas relacionadas com a electricidade (11%).

Com a campanha Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, a Cáritas Portuguesa quer continuar a inverter a curva da pobreza em Portugal.

A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objectivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa. Em Portugal esta campanha nasceu em 2003.

Quarta, 18 de Novembro de 2020