Abertura da Porta Santa marca início do ano jubilar em Santiago Compostela

Abertura da Porta Santa marca início do ano jubilar em Santiago Compostela

Igreja

Abertura da Porta Santa marca início do ano jubilar em Santiago Compostela

 

A abertura da Porta Santa na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha, no dia 31 de Dezembro, deu início ao Ano Santo Jacobeu de 2021.

No final da celebração foi projectado, na escadaria da Praça Quintana, naquela localidade da região da Galiza, um vídeo de boas-vindas ao Ano Santo de 2021, nos ecrãs no exterior da catedral, e ainda interpretada a ‘Muiñeira de Chantada’, uma música tradicional galega.

O ano santo de Compostela, ano jacobeu ou jubilar, é celebrado desde o século XII, quando o dia 25 de Julho, festa de São Tiago, coincide com um Domingo.

O Papa Francisco enviou uma mensagem para este ano jubilar onde faz o convite “para um caminho de conversão e de solidariedade com os próprios companheiros de viagem”.

D. Julián Barrio Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela, realça o “ano de graça e de perdão” a todos aqueles que desejam participar.

Por ocasião da abertura da Porta Santa, D. Julián recebeu uma mensagem do Papa Francisco, que expressa “carinho e proximidade a todos aqueles que participam neste momento de graça para toda a Igreja e, em particular, para a Igreja na Espanha e na Europa”.

Seguindo os passos do Apóstolo São Tiago, escreveu o Papa argentino, “deixamos o nosso eu, aquelas certezas às quais nos agarramos, mas com um objectivo claro em mente, não somos seres errantes, sempre girando em torno de nós mesmos sem chegar a lugar algum”.

Para se colocar em caminho, devemos “desligar-nos das coisas que nos pesam” e depois, na vida, não caminhamos sozinhos” mas “confiar nos nossos companheiros sem suspeitas e desconfianças”

No final da viagem, escreve o Papa, “nos encontraremos com uma mochila vazia”, mas com “um coração cheio de experiências forjadas em contraste e em harmonia com a vida de nossos outros irmãos e irmãs que vêm de diferentes contextos existenciais e culturais”.

A Santa Sé decretou entretanto o prolongamento do Ano Santo 2021 durante todo o ano de 2022 devido à pandemia da Covid19. O anúncio foi feito pelo Núncio Apostólico para Espanha, D. Bernardito Auza, no final da Eucaristia que terminou com a abertura da Porta Santa, mesmo antes do funcionamento do botafumeiro.

Quarta, 6 de Janeiro de 2021