
As comunidades paroquiais de Benespera, Gonçalo, Seixo Amarelo, Ramela e Vela, no Arciprestado e Diocese da Guarda, estão unidas pela aplicação móvel app - comunidade Inter Paroquial de São João Paulo II.
A iniciativa partiu do pároco destas paróquias, padre António Martins convicto de “que a facilidade de utilização desta ferramenta e o acesso rápido a toda a informação a respeito da vida pastoral inter paroquial (noticias, agenda, documentos, solicitações pastorais) pode ser algo que motiva a própria vivência inter-comunitária”.
“A este conjunto, que quisemos agregar sob a denominação de Comunidade Inter Paroquial de São João Paulo II, desejamos agora colocar ao seu serviço esta aplicação, que fica disponível para todos os dispositivos Android (na loja virtual Google Play) e também para todos os dispositivos iOS (App Store)”, acrescenta António Martins.
Totalmente grátis, esta aplicação é apresentada como “uma APP ao serviço da Pastoral inter paroquial”.
O padre António Martins desenvolveu esta aplicação para plataformas móveis “face à evidência de uma utilização cada vez mais transversal e massiva da tecnologia”. Recorda que “durante muitos anos os Boletins Paroquiais serviram a comunicação e foram preciosos auxiliares na acção evangelizadora e ligação entre os paroquianos e a sua paróquia. Serviram também, estes boletins, para ligar a comunidade entre si e até com aqueles que, sendo originários da paróquia, estando longe, se mantiveram unidos por este tão valioso elo”.
Diz ainda que “nos últimos anos, com a falta de clero para animar estas publicações, com o advento da tecnologia e com os custos associados, os boletins paroquiais foram perdendo a sua força e sendo progressivamente eliminados ou substituídos por soluções virtuais como sites, blogs ou páginas de redes sociais”.
Olhando para as estatísticas, segundo as quais “mais de 80 por cento dos utilizadores da internet o fazem habitualmente a partir de plataformas móveis como telemóveis ou tablets e tendo como base estas aplicações (Apps) que facilitam essa mesma utilização da word wide web”, o padre António Martins está empenhado em unir as paróquias de Benespera, Gonçalo, Seixo Amarelo, Ramela e Vela, através da aplicação móvel app - comunidade Inter Paroquial de São João Paulo II.