Vaticano
Mensagem para Dia Mundial das Comunicações Sociais destaca importância do encontro pessoal
A mensagem para o 55.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano se celebra a 16 de Maio, tem como tema “«Vem e verás». Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.
Na mensagem que foi apresentada na última semana, o Papa alertou para os perigos de uma manipulação de informação nas plataformas digitais.
“Tornaram-se evidentes, para todos, os riscos duma comunicação social não verificável. Há tempo que nos demos conta de como as notícias e até as imagens são facilmente manipuláveis, por infinitos motivos, às vezes por um banal narcisismo”, indica o texto, divulgada pelo Vaticano.
O Papa defende uma comunicação “transparente e honesta”, “tanto na redacção dum jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social”.
A mensagem destaca a importância de “maior capacidade de discernimento e a um sentido de responsabilidade mais maduro”, na difusão e recepção de conteúdos.
“Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controlo que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as”, refere o texto.
O Papa admite que a tecnologia digital permite uma informação “em primeira mão e rápida”, oferecendo mesmo a possibilidade de acompanhar acontecimentos que “seriam negligenciados pelos meios de comunicação tradicionais”.
A mensagem alerta, no entanto, que “na comunicação, nada pode jamais substituir, de todo, o ver pessoalmente”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se, em cada ano, no domingo antes do Pentecostes.