Data assinalada com novena junto do túmulo de D. João de Oliveira Matos
Liga dos Servos de Jesus foi fundada há 97 anos
Faz esta quinta-feira 97 anos que o então Bispo Auxiliar da Guarda, D. João de Oliveira Matos, fundou a Liga dos Servos de Jesus, com a ajuda da família Dinis da Fonseca, do Rochoso. O dia 11 de Fevereiro de 1924 marcou o início de uma obra que rapidamente se estendeu a toda a Diocese da Guarda, com a criação de casas em lugares estratégicos, bem como a outros pontos do país e, mais recentemente, a Angola.
A caminho do centenário, a Liga dos Servos de Jesus quis assinalar a data com uma novena que teve início no dia 3 de Fevereiro, junto ao túmulo de D. João de Oliveira Matos, no Outeiro de São Miguel.
A coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus disse ao Jornal A GUARDA que “está prevista, ainda para este mês, uma reunião para debater as orientações e os objectivos da celebração dos 100 anos da fundação da Liga”. Irene Fonseca, que foi eleita durante a Assembleia Geral da Liga dos Servos de Jesus, realizada de 3 a 5 de Setembro de 2020, no Outeiro de São Miguel, considera que “a data deve ser devidamente preparada e assinalada”.
Actualmente, a Liga passa por um processo de reestruturação, com o fecho de algumas casas, entre as quais o Centro de Assistência Social (Cozinha Económica) cujos serviços (creche e jardim de infância) transitam para o Outeiro de São Miguel. Por resolver continua o serviço dos pobres que tem sido prestado, pelas Servas de Jesus, neste espaço central da cidade da Guarda, junto da Igreja da Misericórdia.
A Liga dos Servos de Jesus está presente na Guarda (Santa Luzia, Sequeira, Outeiro de São Miguel, Centro de Acolhimento S. João de Deus, Paço Episcopal, Seminário), Covilhã (Abrigo dos Pequeninos e Centro Cultural e Social), Ruvina, Celorico da Beira, Rochoso, Orca, Cerdeira do Côa, Manteigas, Fundão, São Romão (Seia), Fátima, Figueira da Foz e Kilenda (Angola).