Dinâmica para a Quaresma destinada às famílias, jovens e comunidades

Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional

Dinâmica para a Quaresma destinada às famílias, jovens e comunidades

O Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da diocese da Guarda desenvolveu uma proposta para a Quaresma 2021, com o tema "Tempo de Renascer", destinada às famílias, jovens e comunidades.

Para materializar a ideia é apresentado um relógio, cujos ponteiros são uma cruz. O texto que introduz a dinâmica explica que “o relógio é expressão da nossa relação com o tempo. E, atendendo ao momento em que nos encontramos, é bom reconhecer que a nossa relação com o tempo nem sempre é pacífica”.

O Departamento chama a atenção para o facto de a Quaresma 2021 ser marcada novamente por um tempo de quarentena. “Tempo exigente, mas que não é necessariamente penoso pois pode ser sinónimo de ‘tempo favorável’  em ordem a uma Páscoa de verdadeiro renascimento e de vida nova!”

No relógio que é apresentado nesta dinâmica figurara também o mapa da diocese da Guarda. Acompanhando a carta pastoral do bispo da Guarda, ‘Vigilantes na Fé e na Esperança’, a dinâmica convida a ter presente a ideia de que a diocese não pode desvincular-se “do grande objectivo da nossa reorganização pastoral que implica necessariamente a conversão pessoal”.

A caminho da JMJ 2023, nesta dinâmica preparada por e com jovens, a imagem do relógio evoca a juventude como ‘tempo abençoado para o jovem e uma bênção para a Igreja e o mundo.

A dinâmica é inspirada no texto do Evangelho, extraído da Liturgia da Palavra de cada domingo com uma meditação para ler e reflectir. “A partir daqui entendemos propor, da Quaresma à Páscoa, a construção de um relógio que vamos decorando, domingo a domingo, com uma ‘palavra-tema’ para a qual o ponteiro do relógio (a cruz) vai apontando e avançando”, explica o Secretariado.

Esta dinâmica é para concretizar na igreja de cada comunidade, se as contingências o permitirem, em cada casa e em cada família.

Quinta, 18 de Fevereiro de 2021