Cáritas celebra Semana Nacional com peditório online

Cáritas celebra Semana Nacional com peditório online

Organização apoia cerca de 100 mil pessoas por ano

Cáritas celebra Semana Nacional com peditório online

 

A Cáritas Portuguesa está a celebrar, desde 28 de Fevereiro até 7 de Março, a sua Semana Nacional, este ano com atenção reforçada aos efeitos da pandemia e um peditório online, destinado às respostas solidárias.

“Ao longo deste ano temos conversado – muitas vezes por meios telemáticos – acerca de sofrimentos, de medos, de aflições. Ouvimos muitos lamentos. Encontramos pessoas desanimadas. Muitos de nós ou dos nossos familiares e amigos ficaram doentes. Alguns morreram”, refere D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na sua mensagem para esta celebração.

A Semana Nacional assinala, em 2021, os 65 anos da organização católica, com o tema “Cáritas, o amor que transforma”.

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana saúda todos os membros dos grupos de acção socio-caritativa, das Cáritas Paroquiais, os que trabalham nas Cáritas Diocesanas e na Cáritas Portuguesa.

A Semana Nacional Cáritas está a decorrer sem o tradicional peditório público que, todos os anos, leva mais de 4 mil voluntários às ruas do país. Face à ausência de uma das principais fontes de angariação das 20 Cáritas Diocesanas, foi lançado um peditório online.

“Em 2020 e em 2021 não é possível realizar este peditório, que permite reforçar a nossa acção junto dos mais vulneráveis”, assinala a organização católica, que apoia, em média, cerca de 100 mil pessoas por ano.

Na Quaresma de 2021, a Cáritas Portuguesa oferece, pela primeira vez, um itinerário de preparação para a Páscoa, com propostas que vão da oração individual pelos doentes, pelos jovens, a iniciativas mais concretas de partilha quaresmal ou de gestos de solidariedade e amizade, como, por exemplo, um telefonema para uma pessoa amiga ou um familiar.

Quarta, 3 de Março de 2021