Aniversário de ordenação sacerdotal lembrado na Missa Crismal

Aniversário de ordenação sacerdotal lembrado na Missa Crismal

Cerimónia decorreu na Sé da Guarda

Aniversário de ordenação sacerdotal lembrado na Missa Crismal

 

Os sacerdotes que cumprem, este ano, 70, 60 e 25 anos de ordenação sacerdotal foram lembrados na Missa Crismal, na manhã de Quinta-Feira Santa, na Sé catedral da Guarda.

Na celebração, D. Manuel Felício lembrou o trabalho desenvolvido pelos padres José Atanásio Mendes, Jaime Rodrigues Carvalheira (70 anos), António Filipe Morgado, José Martins Registo, Manuel de Oliveira Campos (60 anos), Jorge Manuel Pinheiro Castela e Serafim da Conceição dos Santos Reis.

O Padre José Atanásio Mendes é natural de Cortiçô da Serra, Celorico da Beira. Depois de passar pelos Seminários do Fundão e Guarda foi ordenado sacerdote no dia 24 de Março de 1951, por D. Domingos da Silva Gonçalves. Foi Prefeito, Professor e Director Espiritual do Seminário do Fundão, Pároco de Açores e Velosa (Celorico da Beira), Vale de Prazeres, Mata da Rainha, Orca, Zebras, Póvoa de Atalaia e Castelo Novo (Fundão).

O Padre Jaime Rodrigues Carvalheira, natural do Ourondo (Fundão), frequentou os Seminário do Fundão e Guarda e foi ordenado sacerdote a 4 de Novembro, de 1951, na Igreja paroquial do Fundão, por D. Domingos da Silva Gonçalves.

Como pároco desenvolveu a sua missão pastoral em Guilheiro e Sebadelhe, Torrozelo e Folhadosa e Ourondo. Foi Capelão de Emigrantes no Luxemburgo e na Alemanha.

O Padre António Filipe Morgado é natural de Quinta de Gonçalo Martins, freguesia do Marmeleiro. Frequentou os Seminários do Fundão e Guarda, sendo ordenado sacerdote a 30 de Julho de 1961, na Sé da Guarda, por D. Policarpo da Costa Vaz.

Como Pároco já passou por Vila do Touro, Pega e Carvalhal Meão, Rapoula do Côa, Lomba, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha e Lageosa, Baraçal, Malcata, Pousafoles e Penalobo.

O Padre José Martins Registo é natural de Manteigas - Santa Maria. Passou pelos Seminários Diocesanos do Fundão e Guarda, sendo ordenado sacerdote a 30 de Julho de 1961, na Sé da Guarda, por D. Policarpo da Costa Vaz. Passou pelas paróquias de Caria, Famalicão, Valhelhas e Vale de Amoreira, Belmonte, Colmeal da Torre e Maçainhas (Belmonte), Vale Formoso e Valhelhas. Foi também Prefeito e professor do Seminário do Fundão, professor de Moral no Liceu da Guarda e no Colégio de S. José, na Guarda.

O Padre Manuel de Oliveira Campos é natural de Souto da Casa (Fundão). Estudou nos Seminários Diocesanos do Fundão e Guarda. Foi ordenado sacerdote a 18 de Março de 1961, na Sé da Guarda, por D. Policarpo da Costa Vaz. Como pároco passou por S. Vicente da Beira, Fatela, Alcaide, Peroviseu, Alcaria.

O padre Jorge Manuel Pinheiro Castela, natural de Trancoso - S. Pedro. Frequentou os Seminários diocesanos do Fundão e Guarda, Universidade católica e Universidade Pontifícia de Salamanca. Foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1996, na Sé da Guarda, por D. António dos Santos. Já esteve nas paróquias de Celorico da Beira, Mangualde da Serra, Moimenta da Serra, Paços da Serra e Santa Marinha, Bogalhal, Azevo, Ervedosa, Cidadelhe, Pereiro, Pinhel e Vale de Madeira, Atalaia, Lameiras, Lamegal, Manigoto, Vascoveiro, Vendada e Pomares. Foi

Membro da equipa pastoral do Seminário do Fundão e responsável pelo Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil e, actualmente é o Coordenador da pastoral Diocesana.

O Padre Serafim da Conceição dos Santos Reis nasceu em Alberttville-SAVOI-França. Estudou em França, na Escola Secundária do Fundão, nos Seminários do Fundão e Guarda e em Salamanca. Foi ordenado sacerdote a 8 de Dezembro de 1996, na Sé da Guarda, por D. António dos Santos. Colaborou nas paróquias de S. Miguel da Guarda Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo e Vila Franca do Deão, Adão e Vila Fernando, Benespera, Ramela e Vela.

Foi Professor de EMRC no Colégio da Cerdeira, responsável do Pré-Seminário, Director do Serviço Diocesano da Pastoral das Vocações, Director Espiritual do Seminário Maior da Guarda, Capelão do Carmelo da Santíssima Trindade e Assistente espiritual e religioso do Estabelecimento Prisional da Guarda.

 

Segunda, 5 de Abril de 2021