‘Homilias de um pároco de aldeia’ do padre João Carrola

 ‘Homilias de um pároco de aldeia’ do padre João Carrola

Publicações

 ‘Homilias de um pároco de aldeia’ do padre João Carrola

 

‘Homilias de um pároco de aldeia’ é o título do livro do padre João Carrola, que foi apresentado na Universidade Católica, em Lisboa, no dia 27 de Maio, às 18.30 horas.

A obra, com a chancela da Cruz Editores, reúne as homilias do Ano Litúrgico (ano A) do pároco de Almofala, Escalhão, Escarigo, Mata de Lobos, Penha d’Águia, Vale de Afonsinho e Vermiosa, na zona de Figueira de Castelo Rodrigo.

“Terminado o Ano Litúrgico - o ano A – estão reunidas as homilias para poderem ser publicadas e dadas a conhecera todos os que quiserem viver a fé e a liturgia católica com maior profundidade, oferecendo-as à meditação e à oração de muitos”, escreve Manuel Braga da Cruz, antigo Reitor da Universidade Católica Portuguesa, no prefácio do livro.

Como paroquiano de Mata de Lobos, Manuel Braga da Cruz escreveu que teve “o privilégio de ouvir muitas homilias nas missas celebradas pelo Padre João Carrola”, que começou “a apreciar pela elevação espiritual, densidade doutrinária e preocupação catequética”. Acrescenta que que esta apreciação era partilhada por todos os que o acompanhavam e que “muitos deles fizeram questão de, no fim da missa, se dirigirem à sacristia, para agradecer ao celebrante, felicitando-o pela qualidade das suas intervenções”.

“Surpreendia-nos a todos que, numa simples paróquia de uma aldeia perdida no interior, próxima da raia, com escassa população, se pudessem ouvir homilias tão instrutivas e tão ricas de ensinamentos espirituais”, refere Manuel Braga da Cruz. E acrescenta: “Assim nasceu a ideia de desafiar o Padre João Carrola a publicar as suas homilias, para que um público mais vasto pudesse usufruir da riqueza espiritual e dos ensinamentos das prédicas dominicais de mata de Lobos”.

Manuel Braga da Cruz adianta que as homilias deste pároco de aldeia são “simples, acessíveis, claras, elucidativas e enriquecedoras espiritualmente, que o público urbano, como nós, por certo apreciará e agradecerá”.

O Padre João Carrola nasceu em 1978, no concelho da Covilhã, Diocese da Guarda. Ingressou aos 18 anos no Seminário da Guarda, em 1996, tendo concluído os estudos filosófico-teológicos em 2002 com a Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa – Lisboa.

Ao serviço pastoral nas paróquias, o Padre João Carrola junta ainda o de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Almeida.

Quarta, 19 de Maio de 2021