Bernardo Terreiro festejou cem anos de vida em Almeida

Diocese | Almeida

Bernardo Terreiro festejou cem anos de vida em Almeida

O centenário do nascimento do Padre Bernardo Terreiro foi assinado, no dia 24 de Agosto, com a celebração de uma Missa de Acção de Graças, na igreja matriz de Almeida, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

Os cânticos da celebração foram entoados pelos elementos do Coro Etnográfico de Almeida.

Natural de Almeida (3 de Maio de 1921), o padre Bernardo Terreiro foi ordenado sacerdote no dia 7 de Setembro de 1947, depois de ter frequentado os seminários diocesanos do Fundão e Guarda.

Na sua longa vida também exerceu o sacerdócio através da música, especialmente religiosa, compondo centenas de obras para orfeão. Fez o curso de Conservatório Nacional do Porto e vários cursos no país e no estrangeiro.

Como professor de música dirigiu os coros dos Seminários do Fundão e Guarda, da Escola Superior do Instituto Politécnico da Guarda, da Covilhã, do Centro Cultural da Guarda e do Coro Etnográfico de Almeida.

“Fui sempre seduzido pela Harmonia desde criança e a condução de coros, que me foi confiada ao longo da vida, criou em mim uma paixão”, escreveu no livro ‘Salmos Harmonizados para Orfeão’. Compôs vários livros de música, entre os quais ‘Cantando ao Senhor da Vida – Cânticos para celebrações’, ‘Salmos Harmonizados para Orfeão” e “Fátima e a Eucaristia”. O padre Bernardo Terreiro foi homenageado pelo Centro Cultural da Guarda, em 2011, por ocasião dos seus 90 anos de vida. Acérrimo defensor de Almeida e das suas gentes, Bernardo Terreiro foi, durante décadas, correspondente do Jornal A GUARDA, fazendo eco dos principais acontecimentos deste concelho raiano.

Recorde-se que o dia 3 de Maio, data em que o Padre Bernardo Terreiro festejou 100 anos, também houve uma Missa de Acção de Graças, na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, presidida pelo Bispo da Guarda.

Quarta, 1 de Setembro de 2021