Dois Jovens da Guarda frequentam o Seminário Interdiocesano

As Dioceses de Guarda, Bragança-Miranda, Lamego e Viseu promoveram a Abertura Solene do novo ano lectivo do Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga, no dia 26 de Setembro. Dos dezoito jovens que frequentam a instituição, dois são da Diocese da Guarda.

O programa da Abertura Solene do novo ano lectivo começou com uma reunião de trabalho matinal presidida pelos bispos das 4 dioceses, na qual a equipa formadora apresentou o programa para este ano lectivo e os novos membros da comunidade.

Seguiu-se um almoço convívio, no qual também esteve presente o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, como sinal de comunhão entre as várias igrejas particulares.

Como os seminaristas são também agentes da sua própria formação tiveram oportunidade de dialogar com os bispos e manifestar-lhes as suas expectativas.

«O acompanhamento não é só da equipa formadora mas também dos bispos diocesanos aos quais os seminaristas se dão a conhecer e mostram conhecer-se a si próprios», salienta o padre António Magalhães, reitor do Seminário.

Na Eucaristia de encerramento, aludindo à Ratio Fundamentalis onde se alicerça o Projecto Formativo, o Bispo da Guarda, incentivou os seminaristas a prepararem-se “para o envio procurando o bem das pessoas”. Salientou que “neste percurso a palavra de Deus é uma alavanca para a nossa vida”.

Para D. Manuel Felício, a formação para a interioridade deve ser feita através da oração silenciosa e “a teologia não pode ser só estudar para a pauta”.

Frequentam actualmente este “laboratório de comunhão”, tal como referem os prelados das dioceses envolvidas, 18 jovens: 7 de Bragança-Miranda, 2 da Guarda, 4 de Lamego e 5 de Viseu.

A equipa formadora, que é liderada pelo padre António Magalhães (reitor, Diocese de Bragança-Miranda), conta também com o cónego Jorge Seixas (Diocese de Viseu), o padre Bráulio Carvalho (Diocese de Lamego) e o padre Serafim Reis (Diocese da Guarda).

Domingo, 7 de Outubro de 2018