Diocese da Guarda apresentou Comissão Sinodal

“Motivar os fiéis em geral, as instituições da diocese, os arciprestados, as paróquias, mas também os outros movimentos, os outros serviços, as outras obras de apostolado para darmos resposta ao apelo que o Papa nos faz, sem prejuízo de nós transversalmente estarmos atentos ao sentir da própria sociedade e podermos ajudar a valorizar aspectos para a vida de qualidade” será a grande missão da Comissão Sinodal Diocesana da Guarda que foi apresentada durante as Jornada Diocesana de Pastoral, no sábado, 16 de Outubro e na celebração solene que decorreu, esta tarde (17 de Outubro), na Sé Catedral da Guarda.

D. Manuel Felício pretende que esta equipa sinodal diocesana “ajude quer a Igreja internamente, quer a própria sociedade em que nós estamos inseridos a assumirem as suas responsabilidades”.

“Nós não queremos trabalhar para ter uma Igreja muito arrumadinha, nós queremos trabalhar é para que os cristãos e a igreja prestem um serviço a esta sociedade concreta em que nós nos encontramos, em que há aspectos da vida, essenciais para as pessoas, que estão esquecidos, há outros que são agredidos, há outros que não são valorizados”, explicou o Bispo da Guarda.

O padre Jorge Castela, responsável pela Comissão Sinodal Diocesana da Guarda considerou fundamental “conversar sobre um assunto que é importante e que nos próximos meses vai marcar a Diocese da Guarda”, destacando a presença de participantes de vários pontos da Diocese na Jornada que decorreu no Seminário da Guarda.

A Comissão Sinodal Diocesana é coordenada pelo padre Jorge Castela, integrando também o padre Francisco Barbeira, o diácono Paulo Caetano, a irmã Maria da Graça Afonso, Tânia Marques, Ana Rita Loureiro e Joaquim Monteiro Brigas.

A apresentação desta Comissão Sinodal, na Missa presidida por D. Manuel Felício na Sé Catedral, foi saudada, por todos os presentes, com uma grande salva de palmas.

Domingo, 17 de Outubro de 2021