Seia comemora aniversários das igrejas paroquiais

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Igreja Matriz

Nos próximos dias 12, 13 e 14 de Outubro, a paróquia de Seia fará a comemoração dos 10 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e dos 175 anos da Igreja Matriz. Essa comemoração, que tem vindo a ser preparada desde há uns meses, terá na celebração da Missa o seu momento mais relevante. Das comemorações fazem também parte a apresentação das obras de remodelação da Capela do Santíssimo, uma palestra destinada à redescoberta do valor histórico e artístico da Igreja Matriz, a apresentação de uma serigrafia da efeméride, a visita às torres sineiras e ao relógio mecânico, o jantar convívio e o concerto pelo Orfeão de Seia.

“Sendo a Igreja Matriz, com as suas duas torres, situada na zona do castelo, o grande ex-libris da cidade de Seia, esta comemoração tem vindo a suscitar não só o interesse dos paroquianos e dos movimentos e serviços da paróquia, mas também das entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Seia e a Junta de Freguesia de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, que mostraram vontade de dar um apoio efectivo”, explica o pároco de Seia. O padre Joaquim Pinheiro acrescenta que “juntos e cooperantes, podemos fazer mais e dar maior visibilidade à cidade onde vivemos”.

O Bispo diocesano, D. Manuel Felício, vai participar nas comemorações, presidindo à missa do dia 13 de Outubro, às 19.00 horas, na Igreja Matriz.

Em comunicado enviado ao Jornal A GUARDA, o Padre Joaquim Pinheiro explica que devido às “mudanças socio-económico-culturais, que são consequentes para a vida da Igreja, Seia, em virtude de ser a sede do arciprestado, irá assumir, nos anos próximos, uma centralidade pastoral maior. As razões da fé farão com que mais pessoas venham a Seia”. E acrescenta: “A paróquia de Seia, que já dispõe de espaços amplos e dignos para a celebração da fé, prosseguirá o esforço de melhorá-los de forma a acolher bem os que nos procuram”.

Dia 12 | Igreja de Nª Sr.ª do Rosário

18.30 horas -  Intervenção na Capela Santíssimo, Arq.º Fernando Vale

19.00 horas - Missa, presidida pelo pároco emérito, Pe. Joaquim Teixeira

Dia 13 | Igreja Matriz