A Diocese em caminhada sinodal

A Diocese em caminhada sinodal

A Diocese em caminhada sinodal

 

O Papa Francisco convida as Dioceses a cumprir a primeira etapa do Sínodo Geral da Igreja (Sínodo dos Bispos) que terá a sua sessão final em outubro de 2023, subordinado ao seguinte tema – “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Em 24 de Abril passado, aprovou um itinerário sinodal com três etapas.

A primeira etapa é vivida em cada Diocese e vai desde este mês de outubro até abril de 2022.

A segunda cumpre-se a nível continental e a terceira na sessão final do Sínodo dos Bispos, em Roma (outubro de 2023).
O objetivo da fase diocesana do Sínodo é a consulta a todo o Povo de Deus. Para facilitar esta consulta a Secretaria Geral do Sínodo já divulgou dois documentos – um Documento Preparatório (Instrumentum laboris) e um Manual de instruções (Vade-mecum).

Em cada Diocese é nomeado um responsável diocesano e uma equipa para promover a consulta sinodal recomendada e fazer a ligação com a Conferência Episcopal.

A consulta nas Dioceses terá lugar através dos órgãos de participação previstos pelo direito (os conselhos) mas também através de outras modalidades julgadas oportunas para a consulta resultar eficaz.

A consulta ao Povo de Deus em cada Diocese conclui-se com uma reunião pré-sinodal, que será o momento culminante do discernimento diocesano. A da nossa Diocese está calendarizada para 26 de março.

Após o encerramento da fase diocesana, cada Diocese envia os seus contributos à Conferência Episcopal.

Para dar cumprimento a todo este processo diocesano, que vamos abrir no próximo dia 17, XXIX Domingo do Tempo Comum, a partir da nossa Catedral, nomeámos a seguinte Comissão, que tomou posse, perante o Bispo Diocesano, no passado dia 1 de Outubro: Padre Jorge Manuel Pinheiro Castela (responsável); Padre Francisco Pereira Barbeira; Diácono Paulo Caetano Abrantes Jorge; Irmã Maria da Graça Afonso; Tânia Patrícia Dinis Marques; Ana Rita Ferreira Loureiro; Joaquim Monteiro Brigas.

 

4 de outubro de 2021

 

+Manuel R. Felício, B. da Guarda

 

Quinta, 28 de Outubro de 2021