Morreu o Padre Gralha, antigo pároco de Santa Maria - Manteigas

Diocese da Guarda

Morreu o Padre Gralha, antigo pároco de Santa Maria - Manteigas

O Padre Francisco Salvado Gralha faleceu no último sábado, 6 de Novembro, no Hospital Sousa Martins, na Guarda, com 93 anos de idade. O funeral decorreu esta segunda-feira, 8 de Novembro, na Igreja de Santa Maria, em Manteigas, tendo sido sepultado no cemitério de Manteigas.

O padre Francisco Salvado Gralha nasceu a 4 de Janeiro de 1928 em Alcaide, concelho do Fundão. Depois de frequentar os Seminários Diocesanos do Fundão e Guarda foi ordenado sacerdote a 16 de Julho de 1950, por D. D. Domingos da Silva Gonçalves, na Guarda.

Nos trabalhos pastorais foi coadjutor em Loriga e Cabeça (Seia). Foi pároco de Castelejo, Enxabarda e Açor (Fundão) e, mais tarde, em Santa Maria (Manteigas), Verdelhos, São Pedro (Manteigas), Sameiro, Vale de Amoreira e Valhelhas. Em 2008 foi dispensado destas paróquias, passando, em 2010, a ser Cooperador Pastoral de Alcaria, Escarigo, Capinha e Salgueiro.

Desempenhou os cargos de arcipreste em Manteigas/Belmonte, e de confessor no Seminário do Fundão, bem como de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas, de Assistente dos Cursilhos de Cristandade no arciprestado do Fundão e de Assistente do Movimento de Legião de Maria, no Fundão.

Segunda, 8 de Novembro de 2021