Jovens desafiados a ser fermento do anúncio da Jornada Mundial da Juventude junto dos outros jovens

Dia Diocesano da Juventude na Guarda

Tendo como linha do horizonte a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023, o Bispo da Guarda lembrou a importância da passagem pela Diocese dos Símbolos da Jornada, em Março de 2022. “Esses símbolos hão-de ser oportunidade para nós batermos à porta de outros jovens”, referiu.

“Cada um de vós que está aqui vai ser, já é, fermento do anúncio, junto de outros jovens, da novidade que há-de ser para todos nós a Jornada Mundial da Juventude”, disse D. Manuel Felício. E acrescentou: “Queremos acolher bem aqueles que escolherem pelo menos a semana anterior da Jornada e porventura outras, nos nossos meios”.

“Levar a novidade do Evangelho de Jesus a toda a parte” foi outro dos desafios que o Bispo da Guarda lançou aos jovens que participaram no Dia Diocesano da Juventude da Diocese da Guarda que decorreu no último sábado, dia 20 de Novembro de 2021, no Seminário da Guarda.

D. Manuel Felício lembrou que “Jesus é o Senhor do Universo, mas sendo o Senhor do Universo quis seguir um caminho de humildade e serviço para nos ajudar a crescer em toda a linha”.

A iniciativa juntou cerca de uma centena de jovens de vários pontos da Diocese da Guarda e foi organizada pelo Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional, com o tema “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”

Este dia quis congregar os jovens de toda a Diocese, a partir dos 15 anos de idade (jovens em tempo de catequese, membros de grupos de jovens paroquiais, de movimentos juvenis) e os animadores.

O programa começou com o acolhimento e a apresentação do plano de actividades do Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional para o ano pastoral 2021-2022, e incluiu a realização de diferentes workshops orientados por jovens para jovens, a celebração da Eucaristia e a realização de um magusto convívio com música ao vivo.

Recorde-se que, por decisão do Papa Francisco, a celebração diocesana do Dia Mundial da Juventude, este ano e no futuro, tem lugar na solenidade de Cristo-Rei, que encerra o ano litúrgico no calendário católico, em vez do Domingo de Ramos.V

Quarta, 24 de Novembro de 2021